quarta-feira, junho 10, 2009

10 de Junho: Camões para todos


Poesia de Luís de Camões para Todos


Organização de José António Gomes; ilustração de Ana Biscaia

Porto Editora, 2009


Poemas sobre o amor e a vida, alguns contando pequenas histórias, outros de um humor irresistível…Que este seja, para muitas crianças e jovens, o seu primeiro livro de Luís de Camões, pois nele se reúnem poemas líricos de leitura mais acessível, a par de outros que, de tão conhecidos, ficaram guardados na memória de muitos portugueses desde a juventude. (fonte)

A antologia de poemas camonianos destina-se, preferencialmente, ao público infanto-juvenil e, para facilitar a leitura, assume a liberdade de actualizar algumas grafias antigas salvaguardando, obviamente, a rima. A acompanhar o texto, um belíssimo trabalho de ilustração da responsabilidade de Ana Biscaia, na linha de qualidade artística que distingue a colecção Oficina dos Sonhos.

José António Gomes é professor de Literatura no Instituto Politécnico do Porto e tem trabalhado no âmbito da formação de professores. Fez uma tese de mestrado na Universidade Nova de Lisboa que viria a publicar sob o título de A Poesia na Literatura para a Infância. Colabora em várias publicações como crítico de literatura infanto-juvenil e dirige a Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude. Colaborou em várias obras colectivas ligadas à literatura infanto-juvenil e coordena a colecção Oficina dos Sonhos da Porto Editora.Ana Biscaia nasceu em 1978. Estudou Design de Comunicação na Universidade de Aveiro e Ilustração e Design Gráfico em Estocolmo. Obteve uma menção honrosa no Concurso Nacional de Jovens Criativos 2009 da Cidade do Montijo.

(fonte)

--------------------------------

Hoje, na Feira do Livro do Porto:

... esta quarta-feira, 10 de Junho, Dia de Camões, será apresentado, a partir das 15h30 no Espaço da Porto Editora, o livro “Poesia de Luís de Camões para Todos”, com selecção e organização de José António Gomes. Além do autor, também a ilustradora Ana Biscaia estará presente para conversar acerca desta antologia de poemas camonianos destinada, preferencialmente, ao público infanto-juvenil. A colectânea é a nona obra da colecção Oficina dos Sonhos dedicada aos grandes clássicos da literatura. (fonte)

(Quem puder lá ir, leve um abraço meu para o JAG.)

2 comentários:

Miguel Pinto disse...

Hoje é um mau dia para passar pelos Aliados, 3za. A invernia convida a uma tarde de sossego. :)

Teresa Martinho Marques disse...

:) Fui enganada pelo Verão aqui do Centro-Sul... ;) País pequenito e com tanta estação...