quarta-feira, junho 03, 2009

arTICular 2009

ArTICular e partilhar perspectivas - 2009
.
Há um ano, ocorreu a primeira edição do Seminário arTICular, que se realizou a 31 de Maio de 2008, onde cerca de 120 professores se juntaram na Escola Secundária D. João II com o intuito de partilhar ideias e experiências de utilização das tecnologias em contexto educativo. Foram apresentadas mais de 20 comunicações, debatidos temas como a segurança na Internet e as ferramentas da web 2.0.
No fim desse dia ficámos com vontade de repetir, de continuar a arTICular e a promover a partilha de experiências, tendo como parceiros imprescindíveis os Coordenadores PTE das escolas da região.
Esta vontade conduziu-nos à realização de uma nova edição do Seminário arTICular, no dia 4 de Julho de 2009, desta vez na
Escola Secundária Augusto Cabrita, no Barreiro.
Os objectivos mantêm-se inalterados. Continuamos apostar na promoção da troca de experiências entre professores que vão inovando e que, no dia-a-dia, vão alcançando sucessos que por vezes podem parecer pouco significativos para quem os vive mas que devem, na nossa opinião, ser partilhados, para termos todos a oportunidade de reflectir sobre as metodologias utilizadas, nos efeitos produzidos e sobretudo para que sirvam de fonte de inspiração de outros colegas. Não temos dúvidas em afirmar que estas trocas constituem sempre momentos de enriquecimento profissional individual e colectivo.
Continuamos também interessados em perceber como a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), integrada nas diversas áreas de ensino, podem ser pretexto para inovação em educação, tendo sempre como meta o maior envolvimento dos alunos e de melhoria das suas aprendizagens.
Esta partilha, entre pares, será enriquecida com algumas sessões plenárias sobre temáticas emergentes.
A si, enviamos-lhe o convite para aderir a este sábado do início de Julho e para que traga as suas experiências, apresentando uma comunicação. Será, certamente, uma oportunidade para, em conjunto, nos desenvolvermos profissionalmente juntando os esforços daqueles que acreditam nas tecnologias como meio de promover a melhoria das aprendizagens.
.

A comissão Organizadora
.
(Sei que estamos todos cansados... mas não resistam ao apelo/desafio e participem! Mais uma vez este ano lá estarei com um grupo de Amigos carolas a promover um workshop em torno do Scratch! Mais pormenores depois. Estejam atentos à página do evento e... inscrevam-se!)

Sem comentários: