quarta-feira, janeiro 07, 2009

O entusiasmo é a melhor semente...

Chegar a casa e ler em comentário:

Eulália Tadeu disse...
Olá Teresa
Sigo o seu blogue há imenso tempo. Todos os dias cá venho. Tenho lido muitos recursos deixados por si e também eu sou professora de Matemática e uma entusiasta da investigação. Estas férias coloquei no moodle na minha turma de 6º ano alguns posts retirados da net utilizando o scratch. Ontem, tinha alguns alunos entusiasmados porque acharam imensa piada aos bonecos. Contei-lhes a sua experiência e combinámos ir todos investigar como se utiliza e como se constroi (eu já tenho o programa no Pc). Já motivei uma colega também entusiasta por estas coisas. Quem sabe se não é um começo de qualquer coisa? Gosto que saiba que é através do seu blogue e da sua experiência, contada com emoção, que estas coisas vão acontecendo.
Obrigada
Eulália Tadeu

Sentir aquela minha alegria infantil confirmando a crença de é precioso o tempo investido com as crianças e na partilha doce com o terreno fértil de quem goste e queira deixar-se semear, sem pressão, sem mais do que só o simples desejo de experimentar, de aproveitar as oportunidades e as ferramentas à nossa disposição. Será que é mesmo preciso gastar tempo a escrever os meus objectivos individuais como prova de que tenho boas intenções para com os meus alunos e com a Escola (não falo apenas da minha)?

Bem hajas, Eulália, pelo carinho da tua partilha que me aqueceu neste dia frio (em sintonia com os tempos que ensombram a educação) e me alentou para mais aventuras... Quem sabe um dia destes (quando o meu tempo não estiver como anda... a fugir de mim) não partilhamos umas dicas e os nossos alunos não se cruzam na plataforma de partilha (internacional ou na portuguesa fresquinha que está para abrir). Para isso, basta ires até à minha conta no Scratch (http://scratch.mit.edu/users/teresamar) e dizeres quais são os nicks dos teus alunos que cairem em tentação de programação. Adicionem-me como amiga e avisem-me em comentário num qualquer projecto que "tal tal" é aluno da EulTad (já te arranjei um nick :). No outro blogue (Muito mais - aqui ao lado) já deves ter reparado que tenho recursos que te podem ajudar a ti e aos professores entusiastas que se deixarem levar pelo teu entusiasmo.
É que os entusiasmos são as melhores sementes...

Aproveito e divulgo o recanto da Eulália...
Pelo que vi e li... acho que é mais uma Professora-alma-gémea algures neste nosso Portugal. Fios que continuam a ser tecidos.

Quem foi que falou em isolamento nestes tempos tecnológicos? Quem foi que disse que não há uma profunda humanidade entranhada nas máquinas que nos permitem atravessar o tempo e o espaço para abraçar mais longe?
As máquinas serão e farão o que somos e o que fazemos, mas... mais alto e mais longe. Uma oportunidade de ouro para encontros que nos fazem crescer...
.
.

Sem comentários: