segunda-feira, abril 16, 2007

Palavras e ternuras...

A convite da Coordenadora da Biblioteca, lá fui eu hoje para Setúbal estar com meninos de segundo ano de uma escola EB1 que trabalharam os livros. Duas turmas.
De manhã a primeira que me deixou uma lembrança linda... Ninguém lhes havia falado do meu carinho pelas borboletas, mas depois de uma sessão viva e muito participada, foi curioso receber das suas mãos este mimo inesperado (escrita de um poema inspirado num dos do livro) que faz todo o sentido.
Cada aluno desenhou por dentro a sua borboleta...
.


Começámos assim (como se vai ouvir no vídeo) a sessão da tarde. Depois (felizmente) quer de manhã, quer de tarde, a arrumação vai-se sempre perdendo e acabamos bem juntinhos e misturados, com muitos beijinhos e abraços na despedida. Mil bracinhos no ar, perguntas e histórias e perguntas e mais histórias que querem partilhar sobre a sua vida. Podemos dizer os nossos nomes? E quando fazemos anos. E quantos anos temos. Podemos?
Estas segundas são assim guardadas para as partilhas mútuas de palavras e ternuras. Os livros no centro. As histórias. O prazer de mergulhar nelas. E gostas mais de ler ou de escrever? E o que é ser poeta? E como é que inventas essas coisas todas que pões nas poesias? Posso ler este poema? Posso dizer um poema que eu fiz com uma amiga e sei de cor?
Não sei nunca se estou à altura de responder prolongando o sonho. Mas deixo mensagem simples hoje: ser poeta é ser assim criança como vocês de olhos sempre abertos a fazer perguntas ao mundo. É não deixar que a porta se feche para aquele espanto bom com todas as coisas. É não deixar que ser adulto nos retire o sorriso que lá coloca uma borboleta de mil cores, ou uma aranha tecendo a sua teia. Que não se dê a desculpa de ter muito que fazer para não conseguir prestar atenção a uma flor pequenina que nasceu no alcatrão da estrada.
Ser poeta é talvez não conseguir dormir, não conseguir deixar de pensar e se inquietar com as coisas. Às vezes escrevemos tudo isso que mora cá dentro num local exterior a nós... outras, simplesmente, escrevêmo-las em silêncio bem por dentro onde ninguém lê.

Disse isto com outras palavras. Acho que perceberam.

Queriam levar para a aula os livros que lhes deixei.
Mais outro dia bonito.
Obrigada Guida.

2 comentários:

Biblioteca Escolar disse...

Obrigada, obrigada...
O que é ser poeta? Ficou a pergunta no ar... Hão-de chegar-te as respostas dos pequenitos!!!
Bjs
Guida

Biblioteca Escolar disse...

Obrigada, obrigada...
O que é ser poeta? Ficou a pergunta no ar... Hão-de chegar-te as respostas dos pequenitos!!!
Bjs
Guida