.
.
Nesta nova função de coordenadora da Biblioteca Escolar-Centro de Recursos Educativos de Azeitão reúno periodicamente com o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal (GTBECS - http://users.prof2000.pt/users/be_set/default.asp - constituído pelos representantes das bibliotecas dos estabelecimentos de ensino do Concelho e por um Grupo Coordenador - O responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e o responsável pelo respectivo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares e sua equipa - SABE).
Para rentabilizar os encontros, procura-se ocupar uma parte deles com momentos de formação informal, quer orientada pelo SABE, quer por um dos coordenadores de BE-CRE, quer por um convidado exterior a designar, de acordo com as necessidades sentidas.
Dia 17 de Outubro cabe-me a mim, nessa reunião, (com o apoio da coordenadora da minha anterior escola - Luísa Todi - Setúbal, colega e Amiga - Fátima Pais) dinamizar a formação informal sobre utilização educativa de blogues e seu "fabrico"...
Uma grande parte do dia de hoje foi passada em pesquisas, selecção e organização de um pequeno documento apontador de ligações com interesse, que possam constituir-se como um recurso para esse momento de formação.
Agora vou colocá-lo a circular na lista de distribuição do GTBECS, para que todos possam preparar-se previamente e trazer cada um o manual impresso que descobri na internet (realmente descobri dois, não um)...
Como aqui não é possível anexar documentos... resolvi colocá-lo no banco de recursos da páginazita da BE-CRE em que venho laborando, para disponibilizar uma ligação aos interessados que aqui cheguem com sede deste assunto.
http://creazeitao.googlepages.com/dicasblogues.doc
Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão – Escola Básica 2,3 de Azeitão
Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos
BLOGUES – Dicas
Como fazer... Utilização educativa... Reflexão... Exemplos...
Este é para mim o verdadeiro sentido da teia... falo da teia de conhecimento gerada pela pesquisa, organização e difusão de recursos... na missão de dar resposta a uma qualquer necessidade.
Literacia da Informação é também sermos capazes de usufruir do melhor que se encontra à nossa disposição, sem nos perdermos em labirintos que pouco acrescentam a quem somos e aos problemas que pretendemos resolver... É preciso ir treinando um pouco todos os dias.
Para rentabilizar os encontros, procura-se ocupar uma parte deles com momentos de formação informal, quer orientada pelo SABE, quer por um dos coordenadores de BE-CRE, quer por um convidado exterior a designar, de acordo com as necessidades sentidas.
Dia 17 de Outubro cabe-me a mim, nessa reunião, (com o apoio da coordenadora da minha anterior escola - Luísa Todi - Setúbal, colega e Amiga - Fátima Pais) dinamizar a formação informal sobre utilização educativa de blogues e seu "fabrico"...
Uma grande parte do dia de hoje foi passada em pesquisas, selecção e organização de um pequeno documento apontador de ligações com interesse, que possam constituir-se como um recurso para esse momento de formação.
Agora vou colocá-lo a circular na lista de distribuição do GTBECS, para que todos possam preparar-se previamente e trazer cada um o manual impresso que descobri na internet (realmente descobri dois, não um)...
Como aqui não é possível anexar documentos... resolvi colocá-lo no banco de recursos da páginazita da BE-CRE em que venho laborando, para disponibilizar uma ligação aos interessados que aqui cheguem com sede deste assunto.
http://creazeitao.googlepages.com/dicasblogues.doc
Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão – Escola Básica 2,3 de Azeitão
Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos
BLOGUES – Dicas
Como fazer... Utilização educativa... Reflexão... Exemplos...
Este é para mim o verdadeiro sentido da teia... falo da teia de conhecimento gerada pela pesquisa, organização e difusão de recursos... na missão de dar resposta a uma qualquer necessidade.
Literacia da Informação é também sermos capazes de usufruir do melhor que se encontra à nossa disposição, sem nos perdermos em labirintos que pouco acrescentam a quem somos e aos problemas que pretendemos resolver... É preciso ir treinando um pouco todos os dias.
É é preciso ter cuidado para que não aconteça o que Herbert Simon diz, por conta da convivência com esta sobrecarga tremenda de informação à disposição do mundo:
“A wealth of information creates a poverty of attention”
“A wealth of information creates a poverty of attention”
ADENDA: Atenção ao manual maior. A IC reparou bem que se esquecem de indicar a forma mais simples de inserir imagens e incorrem em erro ao dizer que o blogger não permite o armazenamento de imagens. A verdade é que permite. Eu costumo usar o sistema de ter rascunhos com fotos gravadas no blogger, que depois, editando o html, me permitem obter um endereço que uso para inserir a foto, por exemplo, no template, quando preciso. Isto sem falar na simples inserção das imagens nas mensagens a partir do icon específico para tal que toda agente conhece. É directo.... Nem reparei nessa falha do manual, preocupada com os outros textos.
Só mais uma pequena nota, já que referi a literacia da informação:
http://www.rbe.min-edu.pt/literacia/dibe-doc1.htm
(...) ser capaz de ler não define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informática, a literacia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. Literacia significa saber como aprender".
STRIPLING, Barbara K. , ERIC,1992, in CTAP Information Literacy Guidelines K-12, http://ctap.fcoe.k12.ca.us/ctap/Info.Lit/Guidelines.html
A literacia da informação é um processo de aprendizagem pelo qual se identifica uma necessidade ou se define um problema; procura recursos eficazes; reúne e consome informação; analisa e interpreta a informação: sintetiza e comunica com eficácia a informação e avalia o processo.
Adultos informados são leitores ávidos e consumidores de informação artística e cultural. São pensadores críticos e criativos, aprendentes interessados e investigadores organizados. Usam a informação de forma responsável e são comunicadores eficazes. Colaboram com outros, não só pessoalmente como através das TIC, desenvolvendo e avaliando projectos e produtos, o que os torna utilizadores sistemáticos das novas tecnologias.
As competências da informação constituem ferramentas de aprendizagem ao longo da vida, induzindo o desenvolvimento cognitivo do aluno. A literacia da informação deve ser integrada transversalmente no currículo. As aprendizagens tornam-se mais significativas quando operacionalizadas de forma interdisciplinar e/ou ligadas a necessidades ou problemas da vida real.
CTAP Information Literacy Guidelines K-12, http://ctap.fcoe.k12.ca.us/ctap/Info.Lit/Guidelines.html
Traduzido e adaptado pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.
Só mais uma pequena nota, já que referi a literacia da informação:
http://www.rbe.min-edu.pt/literacia/dibe-doc1.htm
(...) ser capaz de ler não define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informática, a literacia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. Literacia significa saber como aprender".
STRIPLING, Barbara K. , ERIC,1992, in CTAP Information Literacy Guidelines K-12, http://ctap.fcoe.k12.ca.us/ctap/Info.Lit/Guidelines.html
A literacia da informação é um processo de aprendizagem pelo qual se identifica uma necessidade ou se define um problema; procura recursos eficazes; reúne e consome informação; analisa e interpreta a informação: sintetiza e comunica com eficácia a informação e avalia o processo.
Adultos informados são leitores ávidos e consumidores de informação artística e cultural. São pensadores críticos e criativos, aprendentes interessados e investigadores organizados. Usam a informação de forma responsável e são comunicadores eficazes. Colaboram com outros, não só pessoalmente como através das TIC, desenvolvendo e avaliando projectos e produtos, o que os torna utilizadores sistemáticos das novas tecnologias.
As competências da informação constituem ferramentas de aprendizagem ao longo da vida, induzindo o desenvolvimento cognitivo do aluno. A literacia da informação deve ser integrada transversalmente no currículo. As aprendizagens tornam-se mais significativas quando operacionalizadas de forma interdisciplinar e/ou ligadas a necessidades ou problemas da vida real.
CTAP Information Literacy Guidelines K-12, http://ctap.fcoe.k12.ca.us/ctap/Info.Lit/Guidelines.html
Traduzido e adaptado pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.
4 comentários:
Mesmo ma mouche. Este post vai ser de muita utilidade para mim, pessoalmente. Para muitas mais pessoas concerteza.
Faço parte dos corpos sociais do ELOS CLUBE de LEIRIA. No âmbito das nossas actividades incluem-se algumas palestras sobre temas diversos ligados à promoção da língua de Camões.
Sabendo da minha apetência para estas coisas da Net, agora na onda dos blogues, fiquei incumbido de preparar uma dissertação sobre esta ferramenta extraordinária que está a revelar-se com mais força e vitalidade cada dia que passa.
Vou aproveitar as suas dicas, Teresa.
Esta geração Blogue de que fazemos parte é isto mesmo: partilha.
Já fiz refª num post anterior à recente edição do livro “Geração Blogue”. Decerto que a Teresa já está ao corrente. Julgo que é muito interessante e nos abre algumas pistas orientadoras.
O endereço do ELOS é: http://elosclubedeleiria.blogspot.com
Bom trabalho.
António (dispersamente)
Os docs estão óptimos. Já linkei c as devidas refs lá no descompetic. beijocas.
Obrigada pelas vossas palavras! Coloquei adenda (convém consultar) por causa de algo que a IC descobriu e que é importante num dos manuais!
Abraço!
Apareçam no centro de recursos!
beijinhos
Enviar um comentário