quinta-feira, janeiro 10, 2008

SqueakLândia





.
Através do grupo de trabalho do Scratch do CC CRIE da FCUL, chegou-me uma interessante informação que hoje partilho.

Recordo, antes de o fazer, que a linguagem Scratch se inspirou no Logo e no Squeak Etoys (http://squeakland.org/), mas pretende ser mais simples, fácil de utilizar e mais intuitiva. Claro que não me irei dispersar aprofundando outra linguagem (que precedeu o Scratch), mas não deixa de ser curioso descobrir que em Portugal há uma comunidade Squeak a iniciar-se, num projecto desenvolvido pela Universidade do Minho... E, quando puder, não deixarei de espreitar, me informar e acompanhar o progresso deste trabalho. Bons recursos fazem falta, mas mais falta faz esta criação de comunidades de aprendizagem que permitam o crescimento no sentido de aprofundar, aperfeiçoar e melhorar as abordagens às novas tecnologias, inovando verdadeiramente com a sua aplicação e não reproduzindo/re_formando apenas os modelos tradicionais.

O que se segue foi retirado da página:
http://www.squeaklandia.pt
.
O que é a SqueakLândia?
SqueakLândia é uma comunidade de utilizadores do
Squeak, em Português, que pretende não só divulgar este software como incentivar a sua utilização nas escolas e a partilha de conhecimentos, ajudas, ideias e projectos entre todos os membros da comunidade. Para pertencer à comunidade só tem que se registar. Está à espera de quê? Registe-se

O que é o Squeak?
O Squeak é uma novidade com pouco mais de uma década e raízes nos anos sessenta do século passado, baseada em smalltalk, a primeira linguagem de programação orientada a objectos, inventada por
Alan Kay, desenvolvida na Apple e experimentada na Walt Disney. Squeak começa a fazer sentido, entre nós, com os contributos de várias comunidades de utilizadores incentivadas por Kay através do portal Squeakland, do licenciamento mais aberto da Apple e do interesse despertado pela iniciativa OLPC (One Laptop per Child). Squeak é a implementação de uma proposta sobre a forma como podemos utilizar os computadores para interagir com a informação, para criarmos o nosso próprio conhecimento (confira). Enquanto sistema multimédia, precursor da programação das próprias brincadeiras, o Squeak eToys abre um mundo de possibilidades de exploração e experimentação em todas as áreas de conhecimento, excepcionalmente visível na simulação e representação de modelos, como afirmam B.J. Allen-Conn & Kim Rose, no livro Powerful Ideas in the Classroom, publicado em 2003 cuja versão espanhola pode descarregar de Squeakland.org. Contudo, a nossa dificuldade de libertação dos modelos e interfaces tradicionais impede-nos de ver para além do mundo em branco que é o ecrã do Squeak.

Onde obtenho o Software?
Squeak é software livre e pode ser descarregado a partir deste sítio,
versão em Português ou do sítio web de www.squeak.org (versão original, em Inglês)
.

Sem comentários: