domingo, maio 31, 2009

Novidades no portal SAPO Scratch

AQUI:
http://kids.sapo.pt/scratch/formacao


Todos juntos p'ra troca
Temática 1

Vieram de longe
Temática 2

Screencasts
Ajuda em vídeo

"Scratch.ando com o sapo" é uma iniciativa dinamizada pela Universidade de Aveiro e pelo portal SAPO, através do laboratório do Sapo na UA. Aproveitando as potencialidades do Scratch, disponibilizadas pelo SAPO, as crianças aprendem a programar e a "brincriar" usufruindo de uma linguagem simples, intuitiva, lúdica e criativa. Brincriações em que os adultos entram assessorando as crianças - autoras dos projectos suportados no acesso às novas tecnologias. Os guias de acção (os tutoriais) contam com um conjunto de figuras humanas que designámos de Guardiões do Scratch.ando com o SAPO. As crianças dos 3 aos 6 anos têm o Pópio e a Pópia. A Sylla e o Argus guiam as crianças dos 7 aos 9 anos. E, a Bicuda e o Bilóca orientam os dos 10 aos 12 anos. Muitas são as aventuras que poderão realizar. Além de potenciarem a auto-aprendizagem, os guias de acção promovem os valores referidos ao Humano subjacente à Declaração Universal dos Direitos Humanos. E, contribuem para o desenvolvimento da literacia com o domínio dos 4 erres: contar, escrever, ler e teclar (programar), essenciais à compreensão do mundo actual e às práticas de liberdade, no pensar e no interagir da criança, consigo própria, com os outros e no mundo.


Ficha Técnica

4 comentários:

IC disse...

Boa novidade. Mostrarei à Inês quando ela vier a minha casa para ela saber onde pode ler instruções.

Eu continuo scratchando. Fiz uma demonstração animada do Teoema de Pitágoras e vou criar uma 2ª galeria minha intitulada "Matemática para alunos do Ensino Básico". Apesar de eu ainda estar incipiente, estou a querer enveredar para projectos didácticos.
Beijinhos

Teresa Martinho Marques disse...

Não sei se reparaste no botão ajuda (que tem a bóia de salvação - lado direito quando se acede ao portal) ... está lá muito material de apoio.
Acho óptima ideia a da galeria! Já tinha ido comentar o teu do teorema... sou muito cusca :)
Beijinhos

IC disse...

Acabara de criar a galeria quando li novo comentário do Fred ao meu "teorema" dizendo que criara uma galeria MATHS. Fiquei muito contente, pois o Fred tem muita visibilidade/visita. O projecto dele nessa galeria está fantástico.

Teresa Martinho Marques disse...

Organizar é palavra chave para divulgar melhor e espalhar mais sementinhas...
Beijinhos