Os alunos estão com vontade. Eu também.
No terceiro período os temas de Ciências da Natureza prestam-se à produção de documentos multimédia interessantes utilizando este recurso (acompanhados dos devidos relatórios escritos mais aprofundados, pois é importante desenvolver competências em todas as vertentes).
Não foi por acaso que decidi experimentar a ferramenta há dois dias, pela primeira vez, aproveitando um pretexto especial. Já há muito tempo que desejava fazê-lo, mas o tempo... esse maroto.
Preparo-me, pois, para mais umas aventuras com os alunos. (Eu lá consigo resistir-lhes! Depois é o que se vê... prejuízo no bolso, mas alegria no coração com o entusiasmo e motivação deles.)
Aproveitei também e coloquei nos blogues das turmas um trabalho feito no ano passado por um grupo de alunas do 8º ano (agora no 9º)... as minhas meninas da sala16 - turminha de que fui professora e DT durante dois anos quando entrei nesta escola e onde experimentei pela primeira vez a utilização de blogues em contexto educativo. A verdade é que, sobretudo pela mão da Mónica, o blogue ainda se mantém vivo ao fim de todo este tempo. E recomenda-se...
Memórias doces.
Embora já tenha partilhado o vídeo há um ano, não resisto a fazê-lo de novo (tem um problema de acesso a partir do blogue da turma e a Mónica enviou-me novo endereço a meu pedido).
(OK... a ligação funcionou uns dias e desapareceu logo a seguir... :(
Um bom exemplo do que as TIC permitem quando abordadas numa perspectiva construcionista.
...
Seymour Papert defined constructionism in a proposal to the National Science Foundation entitled Constructionism: A New Opportunity for Elementary Science Education as follows:
ABSTRACT
The word constructionism is a mnemonic for two aspects of the theory os science education underlying this project. From constructivist theories of psychology we take a view of learning as a reconstruction rather than as a transmission of knowledge. Then we extend the idea of manipulative materials to the idea that learning is most effective when part of an activity the learner experiences as constructing a meaningful product. Specifically a set of new materials will be developed for learning science in elementary schools. The materials use a new cut across science, organizing many traditional concepts under the heading of motion science, information science and color science. The materials will be designed to make better use of the level of computers presence that is now becoming common in schools. The design of the new materials pays special attention to the role of affective, cultural and gender-related facets of learning science. The materials will be developed in an inner city public school in Boston and evaluated in a number of test sites at associated schools in several states for dissemination to schools covering the full range of socio- cultural variation in American education.
http://nsf.gov/awardsearch/showAward.do?AwardNumber=8751190
Recordação
Há 5 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário