quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Noitada em Lisboa...

Embora seja uma das melhores casas para se ouvir fado em Alfama (muitos dizem ser a melhor), com espaço para consagrados, jovens em ascensão ou apenas alguém que lhe apeteça experimentar, nem sempre saímos de barriga cheia como me aconteceu uma vez.
Telefonema feito para marcar mesa na "Mesa de Frades" com a pergunta: quem canta segunda?
Carminho canta, Rão Kyao toca. Perfeito.
O Andrés (da equipa do Scratch do MIT) veio a Portugal para trabalhar e estava prometida uma noite em Alfama com fados à mistura. Companhia do Tiago que nos contou a história do Fado e nos deu conta de como
anda a saúde desta forma de estar e cantar.
Ao chegarmos... Poucos minutos depois soubemos que a Carminho não vinha... mas ainda lá estava o nome de Rão... pouco depois nem Rão. Resolvemos ficar, porque o fadista
Ricardo Ribeiro que iria cantar tem voz especial (e tem) e, quem sabe, a sua mulher aparecia (Ana Sofia Varela) e a noite se compunha. Mas o Ricardo cantou três fados de arrepiar... a jovem fadista seguinte ainda (nos) tocou um bocadinho, a terceira assim-assim e o último... esquecemos. Saímos dali para a casa da Mariquinhas de Maria João Quadros para o final de festa até perto das quatro, com uma sopinha quente a fechar a noite.

Agora assentar os pés na realidade e retomar o ritmo...

Mas, antes, escutar Amália no fado com um dos poemas mais lindos, para apagar a versão que ouvi e não gostei.





E muitas vozes misturadas, num vídeo descoberto por acaso mas cheio de alma lusitana (entre elas... a Carminho, o Ricardo Ribeiro a Ana Sofia Varela... )





Ainda assim, mesmo com a desilusão das ausências, foi uma noite para lembrar... pela companhia, claro, pelas pataniscas com arroz de tomate, lulas, carne à alentejana e bom vinho alentejano, arroz doce... e através da foto que o Andrés fez de todos nós deixando a máquina a disparar sozinha sobre um muro de Alfama.


Diz que ficou apaixonado por Lisboa e vai regressar... (o "seu Flickr" está cheio de fotos comprovando a afirmação...).

Adormecemos muito depois das 4... pois...

3 comentários:

rabina disse...

Rica festa.
A teresa é a 3ª, a partir da dta.?

rabina disse...

A 2ª palavra da 2ª linha é Teresa.
O computador falhou.

3za disse...

A segunda :)
http://muitomais.wordpress.com/about/