sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Aveiro em Azeitão - partilhar experiências e aprendizagens

No âmbito do Projecto Scratch’Ando com o Sapo que a Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte - DeCA , unidade curricular de Projecto está a desenvolver com o apoio do lab sapo ua e a PTSapo, hoje a Conceição Lopes (professora na Universidade de Aveiro) veio com alguns alunos (4 alunos do 1º ciclo de Estudos em Novas Tecnologias da Comunicação e 1 aluno da pós-graduação em design -> UA - DeCA ) fizeram-nos uma visita que se iniciou com a turma dos pioneiros (GT Scratch) e prosseguiu no Clube Scratch time com os pioneiros e mais alguns alunos do Clube.




O Joaquim, O Mário, a Salomé, a Raquel e a Daniela foram adoptados por vários grupos de alunos e de pergunta em pergunta ficaram a conhecer melhor os usos que temos dado ao Scratch e a relação dos alunos com a ferramenta e o trabalho.

(Ah! Início de Carnaval... não é por acaso que a assistência foi prestada por duas enfermeiras e uma odalisca, chegadas do concurso de máscaras.)



A Conceição foi sobretudo adoptada pelo M., que a guiou numa viagem especial.



Também aproveitámos para um momento colectivo onde falei um bocadinho da experiência, do caminho percorrido até aqui, motivada pelas estimulantes perguntas que foram fazendo em busca de pistas para conhecer melhor personagens e enredo desta história que começámos há um pouco mais de um ano.

O tempo passou depressa... e estão agendados regressos para este grupo de finalistas.
Saldo?
Uma experiência especial e diferente que queremos ver continuada. Laços preciosos que nos levarão a todos mais longe no conhecimento e no desejo de fazer mais e melhor pelos alunos e pela educação.

Uma palavra para dizer que conheci a Conceição Lopes no encontro de apresentação do Scratch Sapo e... a afinidade mútua foi instantânea. Acasos cheios de sentido que depois definem rumos. Há aqui (mais) estradas para fazer... aguardem! :)

(Farei depois uma adenda com algumas imagens captadas pela Conceição)

Esta troca de mimos entre Aveiro e Azeitão irá prosseguir com a visita de 5 professores da Rede de Escolas que está envolvida no projecto e, depois, com a comemoração do Scratch day que... me levará a mim (Azeitão) a Aveiro (iniciativa em preparação).

2 comentários:

Maria Teresa Lopes disse...

Sou testemunha do trabalho que desenvolves com os miúdos, da tua ânsia de saber, do profissionalismo que impões a ti própria. Vou inventar um prémio para ti (rsrs).

Beijo grande.
(I'm back!)
13A

3za disse...

:) Obrigada Amiga... Só ter-te por perto na Escola já é um doce prémio. O melhor. Carinho e admiração mútuos.
Muitos beijinhos