... se pensar bem... há muito que existe uma extraordinária coerência interna nas medidas avulsas determinando a forma como a avaliação da competência se processa... e as consequências que dela resultam.
Via 'Umbigo, cheguei aqui:
O Carnaval da sintaxe
...e depois aqui:
Português Suave (sem filtro)
Nas minhas constantes correcções, alegações e argumentos para convencer os alunos a terem mais cuidado com a língua materna (confesso-me intolerante nesta questão)... sai-me por vezes aquela de que um dia terão de ser testados nessa competência para recrutamento em vários tipos de empregos...
Por enquanto (são pequeninos e não lêem certas coisas) acho que vão acreditando em mim.
Com os exemplos variados de incompetências básicas várias que vão cogumelizando à nossa volta com lugar de destaque e responsabilidade garantido...
... acreditarão até quando?
Ofício original Carnaval
Ofício Magalhães
---------------------------------------------------------
ADENDA
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Vasco Graça Moura
Artigo completo AQUI
(...)
O mesmo professor tem chamado continuamente a atenção para o facto de o Acordo gerar, "para além do elevado número de grafias duplas, formas com quatro grafias distintas e um conjunto incontável de expressões compostas com oito, 16 e até 32 grafias possíveis, sem oferecer qualquer critério normativo", facto que, acrescenta, "põe em causa a estabilidade das terminologias técnico-científicas", essencial para o desenvolvimento.
Mas então como é que a lição, o manual, o livro de leitura, o auxiliar de estudo vão escolher uma das grafias possíveis? E como é que se vai explicar a docentes e a discentes a razão por que não se opta por qualquer das outras?
Com a TLEBS e com o português de uns ofícios recentes de uma dama que é directora regional de educação do Norte, o Carnaval já tinha chegado à língua portuguesa. Mas é verdadeiramente deprimente a ressaca ortográfica que se vislumbra nesta Quarta-Feira de Cinzas.
Recordação
Há 5 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário