quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Aprendizagem e prática social: Contributos para a construção de ferramentas de análise da aprendizagem matemática escolar

Organizar (e partilhar) alguns recursos (para mais tarde regressar...)


Aprendizagem e prática social
Contributos para a construção de ferramentas de
análise da aprendizagem matemática escolar


João Filipe Lacerda Matos
Centro de Investigação em Educação
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Este artigo organiza e discute as ideias chave de uma perspectiva situada da aprendizagem a partir da visão de Lave e Wenger (1991) procurando centrar-se na discussão (e com o objectivo de expandir a sua utilização) da noção de comunidade de prática e a sua utilização na análise da prática escolar em matemática. Esta discussão é auxiliada pelo seu uso na análise de extractos da actividade de alunos. Finalmente é feito um balanço das potencialidades desta perspectiva e traçadas algumas pistas do caminho a percorrer na busca de um esquema de análise nesta linha.


AQUI

(30 páginas)

Sem comentários: