segunda-feira, fevereiro 04, 2008

TIC, Scratch, blogues, "e-mail", aulas...

Ontem a caixa de correio da turma e a minha cheias de novidades...
Um quarto dos alunos do quinto ano entusiasmou-se e vai de fazer blogues individuais (Ui! Eu este ano não dou conta do recado... :). Uns ainda vazios, outros a começar. Ler textos, apontar erros, aproveitar o entusiasmo para trabalhar as questões da escrita a desenvolver depois com a professora de Língua Portuguesa em Estudo Acompanhado. Ao mesmo tempo, vai de programar com o scratch até mais não poder e escrever-me cartinhas a avisar da existência de novos projectos...

Depois o sexto ano: um talento que tardiamente despontou, mas vai a uma velocidade estonteante - o meu superjonnyb! Está ali algo a nascer...
E não acaba... há uns alunos que se descolaram do pelotão e lá andam a programar jogos sofisticados à minha frente (os meus dois Kikos)... para eu ficar bem esclarecida sobre as suas capacidades de programadores... Um desses momentos ficou registado em vídeo.
E o entusiasmo com a potencialidade de gravação de voz directa de forma simples dando origem a um renovado interesse pela leitura, pela dramatização, transformadas depois em animações no scratch programadas a contento...
(Há mais vídeos do género em http://3za.imeem.com/ ... demoram algum tempo a carregar até estarem disponíveis para visualização... quem estiver mesmo interessado tem de ser paciente. Este é apenas um exemplo).



E eu... a tratar vídeo, a comentar, a mimar, a responder às mensagens, a divulgar projectos... gastando bastante tempo em casa nessa tarefa tão importante para os manter motivados, acesos, sentindo que o seu trabalho e empenho são apreciados.
Acabei agora de fazer a divulgação de alguns dos projectos mais interessantes nos blogues TurBêturma e GTscratch ( aqui e aqui - conteúdos ainda não abordados, pedi apenas que fossem lendo... e começaram a aparecer projectos sobre o tema das plantas...). Entre ontem e hoje já gastei várias horas em trabalho para as turmas em projectos com as TIC... E ainda tenho os testes para ver, claro.

É a fácil vida de professor. Fácil nunca foi. Agora está apenas a ficar impossível por não se ter em conta o que realmente são as suas actividades na componente não lectiva, caso se deseje fazer um trabalho aprofundado com as tecnologias.

Enfim...

Já não dos alunos, mas sim de "gente crescida" mais experiente), deixo dois projectos bem interessantes (exemplo do que é possível com esta ferramenta). O primeiro é do ffred (o nosso programador português, que chegou até nós via comentários no scratch e que descobrimos depois ser o pai de uma colega minha e avô de uma aluna da escola... coincidências!), o outro projecto (informação e jogo) é de um programador da Hungria - bmarcell.
É só seguir os fiozinhos...

Bandeira (uma lição sobre a origem dos símbolos da bandeira de Portugal, com o Hino em fundo)

Do you know Europe?

(Qual tem sido o meu disfarce de Carnaval? Não adivinham?.........)
.

Sem comentários: