O despacho* da avaliação a qualquer preço.
* Delegação de competências
via outròólhar
Vamos lá delegar, com tranquilidade, que isto está garantido que vai haver muita formação (e imenso tempo para a fazer... podem fazer-se pacotes e juntar-lhes a imensa formação prometida que dotará os professores de competências para o ensino especial) dos responsáveis, dos delegados e dos subdelegados (quando não se verifica isto e aquilo e aqueloutro) e assim sucessivamente. Claro que já conhecemos os critérios de base que transformaram casualmente apenas alguns em avaliadores... a mesma casualidade que agora levará apenas alguns a prolongar o braço da lei...
A primeira avaliação séria para determinar quem poderia efectivamente ser avaliador nunca foi feita, nem será. Tudo foi fruto de um monumental acaso que fez contas a sete anos de vida de alguns, pontuando quantidades e não qualidades.
A avaliação pelos pares deveria ser sempre e apenas formativa. Nunca conducente à expressão de juízos com implicações na carreira de cada um. Por razões óbvias. Prevejo o céu em alguns locais, o inferno noutros e uma espécie de assim-assim na maioria deles (vamos lá combinar como é que isto vai ser para ficarmos todos satisfeitos e ninguém sair prejudicado).
O acaso e a sorte ditarão os rumos de cada um em cada escola.
Só por curiosidade, vejam aqui a diversidade do megaDep de Matemática e Ciências experimentais. Qualquer um pode facilmente avaliar qualquer um... verdade?
230 - Matemática e Ciências da Natureza
500 - Matemática
510 - Física e Química
520 - Biologia e Geologia
530 - Educação Tecnológica
(Abrange exclusivamente os docentes que foram recrutados para os seguintes grupos de docência dos ensinos básico e secundário:
2º Grupo - Mecanotecnia
3º Grupo – Construção civil
12º Grupo A – Mecanotecnia
12º Grupo B – Electrotenica
540 - Electrotecnia
550 - Informática
560 - Ciências Agro-Pecuárias
Viva o rigor! Viva a excelência! Viva!
Votos de Boas Festas
Há 6 anos
3 comentários:
Vale tudo para manter a ilusão de que o que faz falta é avaliar a malta...
A alienação embriagou os titulares do poder!
Viva o rigor, Teresa! Que triste sina a nossa... :(
Estranho é haver tanta inteligente iludida... provavelmente são menos inteligentes do que eu imaginava...
Pois... triste sina. :(
Estou mesmo a ver a "formação" que aí vem...
Será parecida com aquela que, aquando da necessidade de cada escola ter um especialista em segurança, num dia formava ESPECIALISTAS????
Já há inscrições no site da DGRHE.
Enviar um comentário