sexta-feira, novembro 24, 2006

edigital - comunidade educativa online

.
Falei uma vez deste projecto quando ainda era um embrião. Foram 9 os meses que percorreu até se sentir pronto para ser apresentado ao mundo. Parece-me auspicioso: as coisas muito boas que nascem de nós demoram em média 9 meses a ficar prontas... projectos deste tipo não são excepção.
Porquê este desvelo? Este orgulho?
Porque, se tivesse continuado a viver naquela que foi a minha escola durante cerca de 20 anos, estaria decerto associada a ele directamente, ao professor que o concebeu e construíu, aos professores que a ele se juntaram para lhe ir dando corpo.
Mas a internet permite a existência de comunidades muito para além da presença física e, de certa forma, continuamos todos parceiros de aventuras. No projecto dos portáteis vamos entrelaçar recursos entre a EB 2,3 Luísa Todi e a EB 2,3 de Azeitão e assim nos vamos enriquecendo, crescendo. Mesmo sem projectos desta natureza o trabalho em equipa continuaria: velhos e bons hábitos não morrem.
Deixo a apresentação do projecto a quem melhor o conhece, o professor Joaquim Lopes (Herr Macintosh nos comentários da teia), colega que admiro e estimo há muito pelo empenho e dedicação à causa da educação e pelo profundo conhecimento na área das TIC. Sempre um passo à frente. Aprendi muito, continuo a aprender.
E sei que a metáfora da teia é real e que é ela que mantém os professores unidos e de cabeça levantada...
Até quando?





"O site da edigital começou por ser um espaço para partilhar os materiais que fui construindo ao longo dos anos sobretudo para História e Geografia de Portugal e os endereços que fui encontrando nas minhas viagens virtuais pela internet. Mas, à medida que ia juntando as coisas, fazendo umas leituras sobre e-learning, e, à boa maneira de Penélope, fazendo e desfazendo planos, começou a surgir a ideia de uma comunidade educativa.
Penso que a primeira vez que falei nisso foi num mail que te enviei no princípio de Março deste ano em que dizia “Lembrei-me que seria muito engraçado criar-se uma Comunidade Educativa Online que seria um espaço privilegiado para a partilha de experiências entre os professores e difusão de materiais para os alunos, criando-se, assim, um espaço de e-learning”. A ideia ficou e levou nove meses a ser concretizada, o tempo necessário para ir fazendo experiências com o servidor e lendo mais umas coisas.
O site não está, obviamente, terminado e talvez nunca o venha a estar. Há muitas ideias no ar (algumas quase, quase prontas) que não vou divulgar já. Mas do que se pode ver gostava de destacar três coisas: os recursos de História e Geografia de Portugal, formados essencialmente por materiais que concebi para as minhas aulas e a que irei acrescentado mais coisas ao longo do ano acompanhando a matéria leccionada; a Escola Virtual, uma aventura de um grupo de professores e alunos da Escola EB2,3 Luísa Todi pelo mundo do e-learning (seria mais correcto chamar-lhe blended learning, mas isso levava-nos muito longe) utilizando o Moodle e que pretende criar uma experiência educativa mais rica para todos os envolvidos; e as listas de difusão (ou mailing lists) que gostava que se tornassem um espaço de partilha de experiências e ideias.


Joaquim Lopes, Escola Básica 2,3 de Luísa Todi

Os endereços eram os seguintes:

Endereço geral:
http://www.edigital.homedns.org
Endereço dos recursos de HGP:
http://www.edigital.homedns.org/recursos/historia/
Endereço da Escola Virtual:
http://www.edigital.homedns.org/moodle/
Endereço das listas de difusão:
http://www.edigital.homedns.org/listas/ "

ADENDA:

ATENÇÃO! O endereço mudou!!!
A edigital mudou de casa: novo computador, nova versão do sistema operativo, nova estrutura, novas ideias... O novo endereço é
http://edigital.homeip.net .

Joaquim Lopes, Escola Básica 2,3 de Luísa Todi

.

7 comentários:

Herr Macintosh disse...

Mesmo estando noutra escola estás associada! É que se a teia une também não deixa fugir...

Teresa Martinho Marques disse...

pois...

imaz disse...

Já vi a parte de história e é óptima, até para os alunos do 4º ano de escolaridade. Obrigada pela dica...

Teresa Martinho Marques disse...

de nada!

Anónimo disse...

Mas, o edigital deixou de estar on-line.
Eu gostava muito de ir ver os materiais e eram óptimos.
Misturava os meus com eles.
Onde estão agora?
Algum novo site?

Herr Macintosh disse...

A edigital mudou de casa: novo computador, nova versão do sistema operativo, nova estrutura, novas ideias... O novo endereço é http://edigital.homeip.net .

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada por teres vindo aqui responder... :)