quarta-feira, novembro 08, 2006

Professor a "três dimensões"...

O ano começou com breve diagnóstico confiando na sua sinceridade.
Não me espantaram as respostas. A maioria não gostava de matemática, havendo pontos onde o terror se concentra(va): problemas, reduções... divisões...
Pedi que atribuíssem pontos à sua relação com a disciplina:
1 - Não gosto nada, dir-se-ia até que detesto,
2 - Não gosto... mas enfim... aguenta-se
3 - Gosto, mas não morro de amores
4 - Gosto bastante, mas há coisas de que gosto mais...
5 - Adoro matemática! Sou fã!

Foram MUITO honestos e, claro, como já vos disse há tempos, lá ganhei eu um desafio...

Quase dois meses depois, a evolução é visível e fazem questão de mo ir comunicando. Estão a gostar mais, vão perdendo alguns receios, ainda que outros persistam e precisem de atenção continuada.
Eles são 28, o que em nada facilita a tarefa. Gostava de ver alguns dos "teóricos" numa sala de aula a trabalhar com estes meninos todos, algumas poucas vezes por semana, e a tentar fazer algum tipo de trabalho diferenciado e individualizado com todos a chamar por nós... Claro que não consigo "correr" à velocidade que devia... (quem sabe não serei um dia prejudicada por não cumprir o programa exactamente como ele devia ser "cumprido", seja lá o que isso for!)

Alguns dos trabalhos em torno das planificações de vários sólidos tiveram sucesso (que é visível no cuidado posto na execução e decoração)... e a investigação sobre planificações do cubo, para alguns alunos, tornou-se num prolongamento da técnica que lhes ensino para fazer dos seus cadernos verdadeiros laboratórios de estudo prático (permitindo passar do plano às três dimensões num gesto simples). Dizia a S., a propósito de uma aula em que, em conjunto, íamos descobrindo e testando planificações do cubo, tendo por base a pesquisa individual proposta como TPC: Isto é divertido! Até parece que estamos a fazer experiências!

E, claro, quando sobram uns minutos no fim, lá ensaiamos o nosso hino, ou lemos um poema...

Podem encontrar os materiais que permitem reproduzir a actividade com alunos (ou filhotes) em:
http://www.saborsaber.com/INDEX/MATEMATICA/5/mat5.htm
http://www.saborsaber.com/INDEX/MATEMATICA/fichamatsolidosA4.jpg
http://www.saborsaber.com/INDEX/MATEMATICA/5/fichas5/solidosinstrucoes.doc

.

As imagens que se seguem são exactamente o que dá cor e forma à luta que é preciso continuar.
A metáfora provando que é possível erguermo-nos com dignidade sempre que o desejarmos, por muito que nos queiram submersos, aplanados, submissos, esmagados...
É possível sermos professores a "três dimensões"...



.



ADENDA: Ao tentar emendar um endereço que estava longo demais, perdi parte importante desta entrada... remendei o que pude mas não consigo reescrever o texto original que desapareceu e que era longo (não tinha nada gravado, pois é ao sabor da pena... riscos!). Pena... Nem tempo já, nem capacidade para tanto...
Na essência transmitia a minha intenção de continuar a lutar e a manifestar o meu desagrado/desgosto pelo estado de coisas, da forma que me é possível, nos próximos dois dias (explicando por que acreditava que os pais não ficariam aborrecidos). Claro que eu não consegui dizer isso em duas palavrinhas... as palavras são como as cerejas...

5 comentários:

IC disse...

Permiti-me referir este teu post no meu cantinho, pois especialmente a parte inicial transportou-me para as minhas memórias. Ou seja, foste 'responsável' por eu me pôr a escrever quando ando sem paciência, a refugiar-me em intervalos. Espero que não te importes, pois, a seguir à referência ao teu post, derivei para 'outras questões'.

3za disse...

Claro que não me importo! Pelo contrário! Fui até lá ler-te e deixar umas palavrinhas.
Obrigada!
Beijinhos

emn disse...

Já «aqui» não vinha há uns tempitos... (tenho andado demasiado ocupada para ter tempo para mim) É sempre bom «ler-te», a ti e à ternura que deixas transparecer da tua relação com os alunos e com a escola.

Tit disse...

Um professor a três dimensões... gostei muito da ideia...
Bj.

3za disse...

Obrigada emn... estás como eu... lá se aproveita um niquinho ou outro... tudo a correr... E Tit... há por aí muitos profs 3D... felizmente!