quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Como se faz para enfeitiçar o tempo?

Comecei a manhã numa escola de 1º Ciclo em Setúbal. Entusiasmo, aventura, descobertas Matemáticas. Perfeito.
De corrida para casa... corrigir um texto em falta para a ESE e enviá-lo, rever mais uma planificação que um formando enviou para amanhã, preparar um "flipchart" para a tarefa da minha aula de Matemática, pensar que a havia gravado numa pen, comer qualquer coisa e avançar mais cedo para preparar tudo.
Entrar antes da hora na aula, já com alguns meninos e meninas atrás de mim, ouvir confissões de dois rapazes que me disseram ter escrito duas cartas para duas colegas da turma que colocaram no cacifo delas (ai a Primavera!), deixá-los espreitar/roubar uma das fichas com a tarefa que iam lendo e magicando como resolver (ainda o toque de entrada vinha longe), colocar a pen, ligar o quadro interactivo, abrir o Activinspire e perceber que nada lá estava... Gravei, sim... mas numa pasta do PC, convencida que era a da pen (têm o mesmo nome). Ok. Improviso o espaço para cada grupo ir lá apresentar os resultados. A tarefa começa... entusiasmo, descobertas à velocidade da luz, quero guardar conversas, fotografar momentos... onde está a máquina? Ficou em casa junto ao PC onde estive a descarregar as fotos da aula da manhã com os meninos de 3º ano... Ok, pronto. Fica para a próxima. Toca. Ficamos sempre a marinar mais um bocadinho e depois é sempre a correr para o Scratchtime. Ah! É verdade! Vem cá um repórter da Revista Exame Informática fazer uma reportagem no dia 25... fotos... vídeo para o site deles... preciso que os pais voltem a dizer o que autorizam que possa ser recolhido. Ah! Ainda há meninos que não me enviaram o endereço de correio electrónico... Não esqueçam! A caminho do Clube... sem máquina fotográfica, pois... Felizmente as minhas pioneiras Cady e Sara vieram... e a Sara depois de me ver a correr de um lado para o outro com cara de quem precisa mesmo de ajuda, acedeu a
fazer ela a entrada de hoje no blogue do Clube (algo que voltarei a pedir aos pioneiros... preciso de delegar...).
Já no final, a Inês, de pergunta em pergunta, enquanto arrumamos cadeiras e computadores, acaba mesmo por me perguntar quem me fará o jantar. Podias ser tu... hoje não tenho lá muita energia...e estou sozinha... os gatos e o cão ainda não aprenderam a cuidar de mim... Fechamos a porta, saímos. Dá-me o braço na rua (é magra e alta) e continua: podia fazer um ovinho mexido e uma massinha... com um fiambrinho. Eu: boa ideia... menos o fiambrinho porque não tenho e não gosto muito... (prometi-me interiormente que o faria e depois lhe contaria que o havia feito...). Chegar a casa e ligar o messenger para procurar o Cara-Metade agora no Brasil
depois de África e antes do Egipto. Era mais para dizer, vou ali, já venho, porque os gatos e o cão e eu e comer e massa e ovo mexido e essas coisas... Então eu vou até à praia um bocadinho, porque já mereço descansar uma horinha. Vai e depois daqui a pouco já falamos.


Fui. Ele foi. Voltaremos daqui a pouco a encontrar-nos na esquina possível do dia. Lá são menos horas. E há praia e mar. Aqui a noite cai e choveu. Faz frio.
Mas tenho ovo mexido à espera. E massa. E histórias nos bolsos. Tantas histórias...
Os dias correm mais velozes do que eu.
Como se faz para enfeitiçar o tempo?
Como se faz fazê-lo esperar por nós?

4 comentários:

JMA disse...

Pois. Mas ele não espera por nós! :)

rabina disse...

Apetitoso...

IC disse...

Quando puderes dar um saltinho ao grupo Scratch do Interactic, tens lá um novo tópico que não vou dizer de modo nenhum que é um desafio para ti (para os teus alunos) pois, além de não te faltarem ideias, sei bem do teu tempo, mas que pode ser uma sugestão para... algum dia. O projecto que lá está referido e linkado podia ser para Matemática, por exemplo com nomes de formas geométricas e, no interior de cada uma, uma definição ou uma imagem e... no 3º traje... a mesma forma geométrica na natureza (pesquisas na net em casa). Ai... lá estou eu a divagar sobre o Scratch (neste caso, a culpa foi do Fred!)
Beijinhos

Teresa Martinho Marques disse...

Tentei dar lá um saltinho de corrida mesmo agora... está em manutenção :) Voltarei a espreitar... :)
Beijinhos