Gostava que fosse assim como o Natal... quando o Homem quisesse. Mas são já muitos os anos de dias de Não (ao) Professor. A esperança de que se cumpram os compromissos assumidos, de que os sacrifícios (em nome dos alunos, da coerência e de uma consciência com noites tranquilas) não tenham sido vãos. A esperança de que a esperança não se perca e dilua num quotidiano acomodado, dormente, adormecido (morto?).
Ser Professor é ser um exemplo de coragem, discernimento, inteligência e disciplina. Um exemplo de pessoa activa, criativa, em crescimento. Um exemplo de cidadão exigente, culto, atento e com convicções, ideias e ideais, visões de futuro, capaz de construir estradas possíveis e fundamentar as suas batalhas.
O Professor precisa de guardar nos olhos o espanto primeiro e não calar nunca nenhuma interrogação ao mundo, mesmo que não conheça a resposta (eterno Aluno...).
O Professor devia cuidar melhor de si e lutar para que cuidem cada vez melhor dele. É do nosso entusiasmo, alegria e empenho que nascem fortes as flores, as asas e os sonhos...
http://www.ei-ie.org/worldteachersday2009/
4 comentários:
"O Professor precisa de guardar nos olhos o espanto primeiro e não calar nunca nenhuma interrogação ao mundo, mesmo que não conheça a resposta (eterno Aluno...)."
Deixaste-me sem palavras...
Beijo grande
13A
:)
Muitos beijinhos
http://sobretudoeparcadeverao.blogspot.com/2009/01/negro-cor-de-esperana.html
Carta do Presidente Obama às filhas.
Este ano pelo menos há um Presidente americano que se preocupa com a educação e o futuro das crianças.
Parabéns por o dia de anos, e por este dia do Professor. Esperemos ter um ano mais calmo e produtivo para todos os Profs e alunos, sem as guerras do último ano.
Obrigada!
Tabém o espero... :)
Enviar um comentário