Oh professora, eu consegui encontrar o factor game na internet! Fui ao Google...
Verdade?
Sim!
Nunca lhes dou tudo. Vou falando, provocando, convocando... meia pista aqui... meia pista ali... pesquem vocês se tiverem fome!
Gosto de lhes abrir o apetite. Jogar com papel, jogar no quadro, preparar o trabalho primeiro sem introduzir o computador em jeito de rebuçado. Deve estimular, sim. Mas o centro é a actividade... ele é apenas a interface facilitadora e que permite potenciar e agilizar a tarefa (como muito bem os alunos perceberão, depois de terem andado a fazer as continhas todas à pontuação obtida, jogando em grupos de 4 o trinca-espinhas, depois de um jogo em grande grupo). A motivação tem de nascer relacionada com a essência, não com o acessório. Dizia o Edu: isto é muito divertido! E tinha apenas um papel à frente. Cada grupo estruturando os registos como bem entendeu, de forma autónoma (algumas formas de organização do trabalho revelaram grande eficácia), definindo as suas estratégias de funcionamento, resolvendo conflitos... alguns grupos consultando a tabuada inscrita no verso dos célebres cadernos diários amarelos... Ah marotos! Mas sabiam o que faziam, o que procuravam e isso mostrou-lhes a importância de dominar o cálculo mental.
Verdade?
Sim!
Nunca lhes dou tudo. Vou falando, provocando, convocando... meia pista aqui... meia pista ali... pesquem vocês se tiverem fome!
Gosto de lhes abrir o apetite. Jogar com papel, jogar no quadro, preparar o trabalho primeiro sem introduzir o computador em jeito de rebuçado. Deve estimular, sim. Mas o centro é a actividade... ele é apenas a interface facilitadora e que permite potenciar e agilizar a tarefa (como muito bem os alunos perceberão, depois de terem andado a fazer as continhas todas à pontuação obtida, jogando em grupos de 4 o trinca-espinhas, depois de um jogo em grande grupo). A motivação tem de nascer relacionada com a essência, não com o acessório. Dizia o Edu: isto é muito divertido! E tinha apenas um papel à frente. Cada grupo estruturando os registos como bem entendeu, de forma autónoma (algumas formas de organização do trabalho revelaram grande eficácia), definindo as suas estratégias de funcionamento, resolvendo conflitos... alguns grupos consultando a tabuada inscrita no verso dos célebres cadernos diários amarelos... Ah marotos! Mas sabiam o que faziam, o que procuravam e isso mostrou-lhes a importância de dominar o cálculo mental.
Na aula do factor game não vai haver tabuada para ninguém!
Vou levar o e-beam, o pc portátil, projector de vídeo e transformaremos o quadro da sala num quadro interactivo.
Oh professora!
Eu cá consegui instalar e jogar o trinca em casa! Parecia que estava a ganhar e no fim ele ficava com todos e ganhava-me!
O trinca? (O meu espanto é genuíno)
E onde o descobriste? Eu tentei, mas encontrei uma versão que não é fácil de instalar... tem de se usar disquete...
O meu não... fui ao google e havia lá uma coisa que dizia só trinca e instalei.
Como?
Fui fazendo o que eles diziam...
Olha, conseguiste melhor do que eu! Tens de me dar o endereço!
Olhos a brilhar de alegria... e eu curiosa. Onde teria ela encontrado tal versão?
Hoje fiz o que ela fez (e que eu já havia feito antes: google - trinca espinhas divisores). Mesmo à frente dos meus olhos ali estava a palavra trinca isolada a que não dei qualquer atenção quando pesquisei. Abri e... pronto! Uma versão do trinca - máximo de 21 números e a promessa de mais números disponíveis. Permitindo instalar com facilidade a partir da internet. E encontrei o Come-come para identificar múltiplos e mais algumas actividades engraçadas... Espreitem.
Foi a Pat que me trouxe aqui. O crédito é todo dela.
Eu cá gosto de ir à escola. Aprendo sempre imenso quando lá estou...
.
Trinca:
Pesquisando para além do trinca, no site em questão...
Entrada (actividades/jogos):
http://www.projetozk.ufjf.br/base_p/ensaios/ensaio3/atv_apresentacao.htm
Entrada (actividades/jogos):
http://www.projetozk.ufjf.br/base_p/ensaios/ensaio3/atv_apresentacao.htm
Índice principal:
Projecto geral:
3 comentários:
Cara professora organizadora deste maravilhoso blog Tempo de Teia. O professor Zé Eduardo produtor dos jogos de matemática educativa do projeto zk gostaria imensamente de trocar idéias com você. Ele como ainda está distante dos blogs, dos orkuts e deste novo teachertube que agora conheço te solicita teu e-mail. O email dele é jeduardo@powerline.com.br
Cara professora organizadora deste maravilhoso blog Tempo de Teia. O professor Zé Eduardo produtor dos jogos de matemática educativa do projeto zk gostaria imensamente de trocar idéias com você. Ele como ainda está distante dos blogs, dos orkuts e deste novo teachertube que agora conheço te solicita teu e-mail. O email dele é jeduardo@powerline.com.br
Eu mechamo edson reinehr e meu e-mail é eerainer@yahoo.com.br e soiu colega de escola do prof. José Eduardo. Obrigado pela atenção!
Olá Edson! Ainda que o tempo aqui não estique, e nem sempre seja fácil dar resposta a todos os pedidos... (já devem ter percebido que eu estou envolvida em tanta coisa que mal consigo respirar... problema das teias), o meu e-mail é teresamar@gmail.com (e mantenho um site em www.saborsaber.com )
Na medida do possível... tentarei dar resposta... Bom trabalho para vocês! Abraço
Enviar um comentário