sexta-feira, março 09, 2007

Quando eu nasci...

O Manuel desafiou a Tia para participar na partilha de leituras, hoje, na nossa aula de Estudo Acompanhado.

A Tia.

Joana Luísa... esposa do poeta Sebastião da Gama.

.



É verdade, sim. A vida oferece-nos estas prendas inesperadas e saborosas...
O prazer de os ouvir, de ouvir todos quantos participaram hoje nesta aula especial, Mães, Pai, Prima... eles...

E, ao mesmo tempo, também presente aquela que foi a mais pequenina envolvida nas actividades da Semana da Leitura... Deixou-se embalar pelas palavras e acabou por adormecer sonhando, por certo, com elas. Com os sons onde se misturaram os da Mãe e da Irmã num dueto perfeito a que está já habituada.
.



No fim Joana Luísa contava-me que se comoveu com a escolha do poema feita pelo sobrinho. Tia, quero ler aquele "Quando eu nasci..."

E leram, a dois.
E percebia-se o carinho. O orgulho. A saudade.
Há dias em que é impossível pensar em coisas menos boas...

Olhando para eles os dois... para a bebé... para a Mãe que a trouxe... para as Mães e Pai presentes e o seu não disfarçado orgulho e ternura escorrendo dos olhos, percebi que, neste momento único, o poema escolhido fazia ainda mais sentido do que o sentido que já fazia...
Há magias assim de que só as pessoas, os livros e as palavras são capazes.


Pequeno poema

Quando eu nasci,
ficou tudo como estava.

Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve Estrelas a mais...
Somente,
esquecida das dores,
a minha Mãe sorriu e agradeceu.

Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.


As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém...

P'ra que o dia fosse enorme,
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha Mãe...



Sebastião da Gama
Serra Mãe

Biografia breve

1 comentário:

Step by step making a difference disse...

Que história linda! Eu própria deixei-me emocionar.