Vai ser um fim-de-semana daqueles...
(Como têm sido todos... por uma razão ou por outra... porque as semanas cheias não chegam para nada do necessário.)
Ver testes.
Fazer o levantamento de todos os dados recolhidos no primeiro período para cada aluno e registá-los. Aplicar critérios.
Elaborar uma proposta de avaliação a apresentar ao Conselho de Turma.
(Até terça entregar os níveis.)
Não estou a incluir aqui todas as outras tarefas que estão na minha lista quilométrica e que se relacionam com a formação ou com a BE... (já nem menciono as caseiras...)
Bom pensar numa coisa de cada vez ou afogo-me.
Desde cedo a corrigir testes, interrompi um bocadinho para partilhar algo que talvez possa ser útil a alguns, nesta época de ajuizar sobre o desempenho dos nossos alunos...
Desde há uns anos que trabalho com um documento a que chamo carinhosamente "guardanapo" e que me permite visualizar o essencial para todos os alunos de uma turma e todos os períodos do ano lectivo. No verso registo as sínteses descritivas quando são necessárias.
Este meu guardanapo começou por ter uma versão artesanal e só mais tarde se tornou completamente digital...
Embora construído no excel, não funciona como folha de cálculo. Não consigo ver a avaliação como uma coisa feita de médias desligadas de todo o processo de construção do conhecimento pelo aluno. Gosto do sabor da caneta a deslizar no papel e ainda não consegui (nem sei se quero) informatizar o processo de avaliação dos meninos.
Divide-se nos dois grandes habituais campos que permitem depois a aplicação dos critérios em vigor na escola (que já divulguei no SOS-Professor, mas que deixo aqui como referência, já que a época é propícia ao seu uso.)
http://www.geocities.com/trezaeme/CritAvalAgrupAzeitao.doc
E, sem qualquer pretensão, deixo também aqui o meu guardanapinho - Grelha A3 para registo-síntese em Matemática (frente e verso - sendo em A3, ou se imprime numa impressora a condizer, ou imprimem-se as três partes e monta-se. Foi o que fiz. Depois fotocopio...). Tenho para Ciências da Natureza... depois divulgarei, se acharem que tem algum interesse. Obviamente me dispenso de explicar tudo o que contém, bem como a forma pessoal de uso. O tempo não chega. A vantagem eventual desta partilha reside apenas na possibilidade de reconstruirem o documento adaptando-o à vossa disciplina, à vossa prática e visão dos processos de avaliação.
http://creazeitao.googlepages.com/mapaA3AVALturmaMATfrente.xls
http://teresamar.googlepages.com/mapaA3AVALturmaMATverso.xls
Um pouco cinzento para feriado... pois... eu sei... não me digam nada...
Mas o que se pode fazer?
Um poema, dizem vocês?
Talvez lá para o fim do dia...
Talvez...
4 comentários:
Uns estão de fim de semna prolongado( e certamente merecido) mas muiiiiiitos professores estão a corrigir trabalhos e a organizar todos os dados para a avaliação dos alunos !...
Quanto`ao " guardanapo " achei muito interessante e estive a comparar com o do meu grupo e muitos aspectos são comuns. Sobre a utilização da base dados para registo dos dados da avaliação, considero que é útil mas não lhe confio a 100%, o nível a atribuir aos meus alunos. Concordo com a Teresa , é preciso valorizar o esforço que cada aluno tem que fazer para aprender e contextualizar os dados recolhidos no percurso de vida escolar(e não só) de cada aluno. Por isso, há sempre um nível ou outro que é preciso repensar mas na quase totalidade, os níveis da base de dados são os mesmos que eu obtenho.Teresa obrigada por partilhar as suas ideias.
Eu é que agradeço as palavras... esta cumplicidade que abraça os professores numa grande teia, neste fim-de-semana que não pode ser de descanso... Continuo por aqui, claro!
Abraço
Há coisa de três anos comecei a usar no excel numa grelha onde insiro todos os dados dos meus alunos: notas de testes e trabalhos, mas também assiduidade, comportamento, T.P.C, caderno diário, responsabilidade, etc. Estes últimos convertidos em números de 0 a 100. E acho a média. Esta ferramenta é muito útil, e tive necessidade de recorrer a ela devido aos recursos. Embora eu ache que muitos dados da avaliação não são quantificáveis, os E. E. ao verem ali os números e as continhas preto no branco já não reclamam.
Com a tua licença, guardei a grelha que apresentaste para a analisar melhor e ver se se adequa às minhas necessidades. A minha é bem mais modesta, só tem uma página.
A ideia é essa! Estejam à vontade... Abraço
Enviar um comentário