sexta-feira, dezembro 29, 2006

Correio da Educação da ASA

O Correio da Educação vai passar a ser enviado gratuitamente a todos aqueles que o desejarem, bastando para tal enviar o endereço electrónico para



Uma novidade muito boa, mesmo descontando o natural apetite e a consequente saudade-fome da versão em papel, com o seu cheirinho particular, a possibilidade de ser levado para a cama (quantas vezes), de se colocar na mala para ler mais tarde ou partilhar.
Mas é preciso chegar mais longe, poupar no papel e nos recursos mobilizados para o imprimir/distribuir em grande escala (quem não dispensar o papel... tem sempre solução). O nosso CE, em versão digital, torna-se também mais reutilizável ao permitir a partilha de um excerto sem ter de recorrer à cópia exaustiva de textos...

Desculpem-me os mais saudosistas...
Assino-o desde o primeiro número, mas gostei muito da ideia de o receber neste novo formato e já enviei o meu endereço.

Parece que somos 15 000, até ao momento... mas conseguimos ser mais, verdade?
Ajudem a divulgar...

Ano Novo, Vida Nova, CE renovado!
Parabéns e votos de sucesso nesta nova fase de vida da publicação.

Tudo muda? Não...
Existe algo que fica exactamente na mesma:
continuarei a esperar por ti
como sempre esperei
ao longo de todos estes anos.


Há coisas que não podem nem devem mudar...




Deixo-vos aqui o último Círculo Aberto "impresso"
(CE 279)

Até sempre. Para sempre.

Conceber, organizar, gerir, editar e distribuir todas as semanas, durante oito anos um periódico inteiramente dedicado aos professores e às escolas; escrever milhares de palavras, milhares de páginas em modos e registos diversos; para denunciar a tentação do cacifo e do rebanho; para celebrar a dedicação e o profissionalismo das mulheres e dos homens que todos os dias acolhem e nutrem milhares de crianças e adolescentes; para assinalar as rupturas necessárias, as oportunidades entreabertas; para acender a esperança; para tecer os frágeis e fortes fios de uma comunidade de profissionais que não pode desistir de querer construir dias mais claros.

Chega agora a hora de evoluir. Mantendo as promessas e os estilos. Mas alargando a colaboração, diversificando conteúdos e assumindo agora um suporte digital a partir de Janeiro de 2007.

É uma nova etapa do Correio da Educação. Ainda mais exigente, mas certamente mais saborosa e adequada aos tempos e modos em que vivem hoje os professores. Muitas vezes cercados, muitas vezes asfixiados. Muitas vezes (excessivas vezes) maltratados.

Aqui estaremos. Sempre ao lado da dignidade e exigência profissional. Sempre entreabrindo fendas nos muros que nos impedem o caminho. Sempre assinalando recursos muitas vezes invisíveis. Tecendo os laços de uma confiança que apesar de tudo temos de persistentemente tecer.
Milhares de professores conhecem-nos e sabem a verdade das palavras e dos compromissos. Por isso haveremos de continuar. Tecendo o largo círculo aberto de uma comunidade de profissionais cada vez mais alargada e mais solidária. Sempre. Para sempre.


José Matias Alves

Sem comentários: