Não vos digo das longas listas para este período sem alunos. Já as sabem, tão bem como eu.
Com excepção dos dois dias 24 e 25, aqui estarei a dar conta delas, listas, na esperança de lhes ver o fundo.
Claro que a par da Biblioteca (tanta coisa ainda: estatísticas, organizar dossiers, preparar as actividades do 2º P, PNL,... páro aqui, ou até eu me assusto), outros valores chamam por mim, sendo que a Matemática é um deles... Não enquanto Plano de Acção... pois sabemos bem o valor de um papel onde temos gasto tempo que seria útil a preparar aulas e materiais... ou a ler e a estudar... mas enquanto Departamento com vontade de dar a volta aos problemas que vem detectando. Começámos muito antes da ideia deste PAM a preparar o caminho para onde nos dirigimos agora... a formação por nós concebida - Oficina - e desenvolvida no ano lectivo anterior assim o provou. Agora queremos continuar o trabalho e estamos até dispostos a reunir com mais periodicidade para partilhar experiências, discutir estratégias e fazer formação para a utilização de um projector interactivo que vamos adquirir (aqui sim, mérito do PAM, pois as verbas são-nos atribuídas por ele). E porquê? Porque mesmo congelados, mesmo zangados, mesmo sem tempo para seriamente fazer tudo como deveria ser feito, tentamos, pelos alunos. Só por eles. Não durará muito este restinho de energia, a avaliar por tudo aquilo a que vimos assistindo... mas enquanto durar...
Terei de inventar tempo para ler ou reler textos que muito me têm ajudado, alguns provenientes dos países que já demonstraram algum avanço nestas coisas da Matemática. Salvaguardando as devidas "diferenças" e "distâncias"... certo é que consigo encontrar pistas valiosas e enriquecer-me com muita desta informação que vem de fora (claro que, também, com alguma da que vem de dentro... mas pronto, perdoem-me este piscar de olho ao exterior... a internet trouxe essa possibilidade e não a desaproveito.)
Deixo aqui hoje três desses bons exemplos de documentos divulgados na página web ( http://www.edu.gov.on.ca/ ) do Ministério de Educação do Ontário. Existem versões em francês no site (basta entrar pelo "français" e avançar para as publicações)...
Há mais de onde estas vieram, com outros temas importantes... e o currículo nacional do Ontário merece ser bem analisado (aprende-se tanto!)... assim o tempo chegasse... antes chegava e bem que eu gastava tempo a estudar... Agora a ideia é mais... fazer muitas coisas ao mesmo tempo e pensar pouco nelas...
http://www.edu.gov.on.ca/eng/publications/
http://www.edu.gov.on.ca/eng/document/reports/math/math.pdf
Early Math Strategy (até ao 3º ano)
http://www.edu.gov.on.ca/eng/document/reports/numeracy/panel/numeracy.pdf
Teaching and Learning Mathematics (4º ao 6º ano)
http://www.edu.gov.on.ca/eng/document/reports/numeracy/numeracyreport.pdf
Leading Math Success (do 7º ao 12º)
Votos de Boas Festas
Há 6 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário