quarta-feira, dezembro 27, 2006

Ler ou não ler...


Confesso.
Li tudo. Dormi menos. Valeu cada hora roubada ao sono.
Agora estou com saudades da Leola... do seu amor por Léon... acontece-me sempre isto. Vontade de prolongar a companhia dos heróis...

Já coloquei a Cidadela Branca (do laureado Orhan Pamuk) na mesa de cabeceira mas... antes de a abrir e ser engolida, avancei para outras leituras necessárias: o Projecto Curricular de Agrupamento (necessidade de corrigir a versão final) e, uma outra (ainda que por dever, mas devorada com prazer), iniciada há tempos mas por concluir - "El rumor de la lectura" da Equipa Peonza (grupo de educadores da Cantabria - Espanha que, há mais de 17 anos, desenvolve um trabalho produtivo e persistente, promovendo e analisando criticamente tudo o que se refere à literatura/livros para um público infanto-juvenil.). Foi uma recomendação da Cristina Taquelim, por altura das Andarilhas, e tive a oportunidade de aceder directamente à obra nas exposições venda (este livro e outros da colecção).





Já reflecti, pois, sobre questões essenciais ligadas à animação da leitura, aos riscos de uma animação sem sentido ou direcção, uma animação centrada no espectáculo, no livro e não nas pessoas... Sem as pessoas não se constroem leitores... Sem exemplo, sem paixão, não se desenvolve o "hábito leitor" nos outros...
Parece haver vantagem em assentar a nossa actuação (promoção da leitura) em pilares mais eficazes como a modéstia, o realismo e a constância/regularidade. Sábios conselhos.

Na contracapa pode ler-se:
La lectura, antes que una destreza, es um placer que no se descubre por azar. En esta obra, los autores reflexionam sobre los caminos que se deben transitar en el ámbito escolar para que los alumnos adquieran y consoliden el hábito de la lectura, conduciéndoles a elegir con libertad se quieren o no leer.


Por altura da conclusão da formação que frequentei, estivemos a elaborar em conjunto um directório com ligações úteis sobre os temas trabalhados na acção (hei-de divulgar depois de pronto). Nas minhas buscas encontrei materiais interessantes da responsabilidade da mesma equipa que assina este livro.


Partilho hoje aqui esses fios de seda.


livro (virtual) ABCdario de la animación a la lectura - Equipa Peonza (Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes)


e, ainda:
http://www.cervantesvirtual.com/hemeroteca/peonza/

http://www.cervantesvirtual.com/hemeroteca/peonza/catalogo.shtml

Peonza (Boletín Bimestral de Literatura Infantil)

La revista Peonza de literatura infantil y juvenil se edita por primera vez en diciembre de 1986 con la finalidad de proporcionar la mejor información posible sobre literatura infantil y juvenil a sus lectores : profesores, bibliotecarios, padres y, en general, todas aquellas personas que están en contacto con niños y jóvenes y que pretenden animarles a la lectura de libros de calidad. El contenido de Peonza se compone de : artículos teóricos y prácticos sobre la animación a la lectura, entrevistas con autores e ilustradores de obras infantiles, noticias de actualidad, crítica de libros clasificados por edades y especial atención a la tradición cuentística de la región. El equipo de redacción está integrado por un grupo de profesionales de la educación procedentes de diversas formaciones (licenciados en Historia, Filología, Psicología, Ciencias de la Educación, Magisterio por varias especialidades y Logopedia) que desarrollan su trabajo en Cantabria, en todos los niveles educativos.La revista Peonza dedica especial atención a la organización de bibliotecas escolares, actividades de animación a la lectura, charlas dirigidas a padres y maestros, asistencia y participación en Jornadas y Congresos de literatura infantil y juvenil.

E pronto.
Muito para digerir hoje.

Mas já pensando no que se segue da lista... Vou ver o que é, para continuar.


E à espreita mais outro livro.
(Não, não, não... Escusas de me chamar! Vais ter de esperar até mais logo...)

Sem comentários: