terça-feira, dezembro 05, 2006

Estereoscopia - ver a três dimensões

Nós, geólogos, temos a mania da estereoscopia – ver a três dimensões... por exemplo, fotografia aérea preparada para tal (usamos uns estereoscópios de bolso ou de mesa e é absolutamente fantástico ver, de repente, as montanhas, ou árvores como se estivessemos nós no avião.)

O Cara-Metade voltou da costa vicentina...
Como as estruturas geológicas são magníficas, fotografou com o objectivo de criar pares de fotos que permitam ver em estereoscopia.

Deixo uma.



Depois lembrámo-nos das lagartas, das borboletas... e brevemente faremos outros ensaios.

Para já, ficam os pares que se conseguiram, sem ter fotografado propositadamente para tal: é necessário fotografar o objecto duas vezes, deslocando-nos lateralmente... mas essa deslocação depende da distância a que se está do objecto a fotografar. As imagens, embora pareçam exactamente iguais, não são. Há uma subtil diferença... sem essa diferença, não funciona. (Pode ser uma experiência educativa interessante a realizar com alunos, embora não seja fácil)



Agora a parte interessante: conseguirem vocês ver as imagens em 3D... requer algum treino.

Têm que fazer os olhos convergir como se estivessem a olhar para o nariz e ao mesmo tempo para a imagem. Ajuda colocar um dedo (ou caneta) perto dos olhos e olhar para ele (ponta) sem perder a imagem de fundo. Quando virem as duas pintas sobrepostas e uma imagem ao centro... lentamente os olhos começam a percepcionar a dita em 3D e ela mantém-se, como se estivesse suspensa no ar à nossa frente...

Experimentem (mas abram as imagens fora do template, ou ficam pequenas demais... embora também funcione)...

Em geologia sabíamos que lá tínhamos chegado quando finalmente se ouvia uma enorme exclamação de espanto (enquanto só dizíamos... parece que sim, não sei se já cheguei lá, talvez esteja a ver, será que é isto?... era porque estávamos longe do objectivo... estava a escrever estas palavras e, de repente, apeteceu-me rir... mas não posso, que isto é um blogue muito sério...).

6 comentários:

Anónimo disse...

Estou a ficar ligeiramente preocupada, pois não sei se percebi bem o exercício que propões hehe... As duas imagens fundem-se numa única, ou aparece uma terceira imagem entre as duas e essa, sim, parece saltar na terceira dimensão?

Rosa dos Ventos disse...

Um assombro!

Teresa Martinho Marques disse...

Vee, é exactamente isso! A terceira imagem entre as duas...
E Rosa dos Ventos: yeeees!!!! :)

Anónimo disse...

q engraçado...

;)***

Teresa Martinho Marques disse...

:)

Teresa Martinho Marques disse...

Gracias!