domingo, setembro 20, 2009

Manual Escolar 2.0


Tomei conhecimento deste projecto através de uma mensagem reenviada pela Ana Boavida (coordenadora do PFCM da ESE de Setúbal). Ainda não tive tempo de me registar e explorar...


O que é? (nas palavras dos autores do projecto)

Neste projecto pioneiro a nível mundial, os manuais escolares serão construídos on-line, num espaço aberto à participação de todos os professores.

A base de cada manual escolar 2.0, e dos respectivos materiais auxiliares, será elaborada por um conjunto de docentes, autores experientes de manuais e materiais escolares, e será sujeita às sugestões e críticas dos professores que se registem neste espaço. O objectivo final é, naturalmente, conseguir elaborar um manual e respectivos materiais auxiliares que se adaptem o mais possível às necessidades dos que verdadeiramente conhecem a sala de aula e aos desafios que lhes são colocados ao longo do ano lectivo.

À semelhança do que acontece na Wikipédia – uma enciclopédia on-line de grande sucesso que vai sendo actualizada em função dos contributos dos internautas – a Sebenta utiliza agora as novas tecnologias para estar cada vez mais próxima da realidade das escolas, iniciando a publicação de manuais/projectos escolares com livros à medida dos professores e dos alunos.

Com vista ao ano lectivo 2010/2011, os manuais/projectos que integram este projecto serão:
- Matemática 5.º ano
- Ciências da Natureza 5.º ano
- História e Geografia de Portugal 5.º ano
- Português 7.º ano
Cada um dos manuais escolares 2.0 terá um espaço próprio de construção, ao qual poderá aceder clicando no respectivo destaque na página inicial.

A Sebenta está naturalmente disponível em interessada em receber opiniões e sugestões sobre este novo projecto.
Poderá contactar-nos através do e-mail
manualescolar2.0@sebenta.leya.com

2 comentários:

Emilia Miranda disse...

Obrigada Teresa! Já lá fui espreitar e inscrever.
Um abraço,
Emília

Teresa Martinho Marques disse...

:)
Serás indispensável! Estou certa..
Beijinhos