Será disponibilizada, on line - na página da DGIDC, uma aplicação de candidatura aos dois programas de Formação, Matemática e Ciências Experimentais. Esta aplicação deve ser preenchida pelos Directores dos Agrupamentos/Escolas com a concordância prévia dos docentes inscritos. Cada formando só pode ser inscrito num dos dois Programas. Os critérios gerais de selecção são:
- No programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências é dada prioridade aos docentes que nunca frequentaram o Programa de Formação
- No Programa de Formação em Matemática é dada 1.ª prioridade aos docentes que estejam a leccionar o novo Programa de Matemática (Escolas que se candidataram) e 2.ª prioridade aos docentes que nunca frequentaram este programa de Formação.
Os critérios de selecção, específicos de cada instituição, são estabelecidos por estas.
- Findo o prazo de inscrição, a DGIDC enviará a cada Instituição de Formação a base de dados com as inscrições do Distrito(s) respectivo(s).
--------------------------------------------
No site da DGIDC, encontrei
Materiais de apoio para o Novo Programa de Matemática do Ensino Básico
Percursos temáticos de aprendizagem
Possíveis percursos que apoiam os professores no desenvolvimento do Novo Programa de Matemática.
Tópicos matemáticos a leccionar aos alunos
Enquanto o NPMEB não abranger todos os anos de escolaridade, é necessário incluir tópicos matemáticos a leccionar aos alunos que, no âmbito do Programa actualmente em vigor, não foram leccionados em anos anteriores, como se prevê no Novo Programa.
Previsão dos blocos a leccionar em cada um dos tópicos
5.º ano de escolaridade
7.º ano de escolaridade
Brochuras
Álgebra no Ensino Básico
Brochura de apoio ao professor para o Ensino Básico
Materiais de apoio
Números Racionais Não Negativos
Materiais de apoio ao professor com tarefas para o 2.º ciclo – 5.º ano
Sequências e Funções
Materiais de apoio ao professor com tarefas para o 3.º ciclo – 7.º ano
Triângulos e Quadriláteros
Materiais de apoio ao professor com tarefas para o 3.º ciclo – 7.º ano
Outros documentos de apoio
Números e operações
Sentido do número e organização de dados – texto de apoio a educadores de infância
Brochura sobre o desenvolvimento do sentido do número, para o pré-escolar e 1.º ciclo.
Textos sobre o desenvolvimento do sentido do número
O sentido do número no currículo de Matemática
Texto de Joana Brocardo e Lurdes Serrazina retirado de: Brocardo, J., Serrazina, L. & Rocha, I. (Orgs.) (2008). O sentido do número – reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. 3-28). Lisboa: Escolar Editora.
Geometria
Geometria – texto de apoio a educadores de infância
Brochura sobre aspectos relativos à geometria e à medida, para o pré-escolar e 1.º ciclo.
Organização e tratamento de dados
Análise de dados – textos de apoio para professores dos 1.º e 2.º ciclos
Brochura sobre organização, análise e tratamento de dados, para os 1.º e 2.º ciclos.
Sentido do número e organização de dados – texto de apoio a educadores de infância
Brochura sobre orgaização e tratamento de dados, para o pré-escolar e 1.º ciclo.
Capacidades transversais
A Experiência Matemática no Ensino Básico
Brochura sobre as capacidades transversais: resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática.
Sítios para consulta
Neste documento encontra alguns sítios da Internet dedicados à Matemática.
---------------------------------
Aproveito para recordar que todos podem participar no ForMat (o "espaço de encontro" para professores de Matemática do ensino Básico que criei já a pensar no PFCM e na forma de envolver mais professores nesse programa).
Sem comentários:
Enviar um comentário