Enquanto o vasto grupo saltava e brincava apanhando peixe num meio de um cardume, a praia acumulou-se rente à água e ecoava a uma só voz: ohhh!
Nestes anos todos apenas os consegui ver duas vezes aqui tão perto da praia do Meco. Hoje aproximaram-se imenso. Mas entre perceber que estavam aqui, ir atrapalhadamente buscar a máquina e começar a tentar fotografar, lá se foram eles encaminhando atrás do cardume em direcção ao estuário do Sado. Fotografei o que consegui sem saber o que ficaria registado e parei, para poder contemplar os saltos, o espectáculo grandioso destes mamíferos a que nos afeiçoámos por estas bandas e reflectir sobre o privilégio de ainda os ter aqui, de ainda poder apreciar a sua companhia.
Este ano a praia tem bandeira azul e só espero que se continue a lutar pela qualidade das águas onde vivem estes nossos especiais amigos.
Comoção, também. Como não?
(Eu e os bichos...)
Até breve!
(Para os observar de perto em passeios programados para o efeito: http://www.vertigemazul.com/ . O site voltará a estar online brevemente)
ADENDA: Em comentário a esta entrada, o
Miguel Krippahl disse...
Infelizmente os golfinhos do rio Yangtze na China não tiveram a mesma sorte..
(ler AQUI)
Porque é preciso acautelar antes que seja tarde... e o futuro dos nossos também não está garantido.
2 comentários:
Infelizmente os golfinhos do rio Yangtze na China não tiveram a mesma sorte..
http://www.channel4.com/news/articles/science_technology/dolphin+species+declared+extinct/659872
Não é para estragar as férias, mas parece...
Fizeste bem em referir... vou transportar para a teia a referência. NUnca é demais alertar. E nunca se sabe o que pode acontecer por aqui no futuro...
Enviar um comentário