sábado, março 27, 2010

Quinta da Regaleira no Second Life (António Fazendeiro)


Quinta da Regaleira é a nova exposição de fotos RL (gíria para Real Life - as fotos são do mundo real) de reViriato Merlin. O fotógrafo profissional, António Fazendeiro, expõe as suas fotografias da Quinta da Regaleira, Sintra, no espaço Tripé, em Portucalis, a partir do dia 27 de Março. A inauguração está agendada para esse dia – sábado, às 22h (GMT), 3.00 pm (PDT).
O texto que acompanha o convite é uma breve história que relata a criação e a envolvência do espaço (
FONTE do texto e da imagem: Portucalis)


Hora de início:
Sábado, 27 de Março de 2010 às 22:00
Fim:
Sexta-feira, 30 de Abril de 2010 às 0:00
Local:
Portucalis_Praça das Flores nº 7

Coordenadas 37º 47' 45'' N, 9º 23´' 45'' O

Descrição:

A história remete-nos a 1697, quando José Leite era dono e senhor de uma vasta propriedade nos arrabaldes da serra de Sintra, pertinho da Vila de Sintra. Após muitas voltas do tempo, por volta de 1892 os barões da Regaleira vendem esta herdade a António Augusto Carvalho Monteiro, conhecido pela alcunha de, o "Monteiro dos Milhões". Nascido no Brasil, herdou de seus pais emigrantes afortunados pelas benesses do café, da borracha e de pedras preciosas, uma enorme fortuna. Muito novo, embarcou para Portugal para estudar, licenciando-se em Leis pela Universidade de Coimbra. Faz-se um homem de grande cultura, muito bem conhecedor das artes mais ou menos exotéricas, torna-se também colecionador a quem atribuem a posse da maior coleção camoniana jamais reunida em Portugal ao tempo.Altruísta e excêntrico, contratou e influenciou o traço do Arq. Italiano, Luigi Manini a quem encomendou o que hoje se pode observar, luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas que ocultam significados alquímicos.Vários hectares, cheios de simbologia isotérica, de braço dado com estilos que vão do Romântico, Gótico, ao Renascentista e Manuelino, sentindo-se também, muita influência Maçónica, Templária e Rosa-Cruz. Enfim, um lugar todo ele Mágico, único do género, em todo mundo, aqui, bem à nossa beira, no Monte da Lua. Até nas Coordenadas 37º 47' 45'' N, 9º 23´' 45'' O, se pode sentir algo de cabalístico.
Esta exposição, pretende humildemente, espevitar a curiosidade de quem a olha, para pessoalmente, podendo, vir a conhecer este extraordinário manancial de arquitetura e ambientes criados pelo Homem.
>
reViriato Merlin "aka" António Fazendeiro

..........................

(podem conhecer melhor o António Fazendeiro aqui, nas palavras de José Antunes - jornalista e autor do livro Mundos Virtuais editado pela Porto Editora.)

1 comentário:

Teresa Lobato disse...

Lá estaremos, para dar apoio ao reV.

13A