segunda-feira, novembro 16, 2009

Sorrisos e números e peixes e flores e sorrisos...


Acompanhamento de uma aula de terceiro ano em Setúbal.
Mágico
Pena o tempo ser sempre pouco.
É como se adoptássemos mais meninos para além dos nossos. Neste caso, meninos felizes e muito motivados para a Matemática e para a aprendizagem em geral (nenhum se levantou para o lanche à hora do toque, quando cheguei... continuaram a escrever o texto em mãos e foi difícil tirá-los da sala para descansarem um pouco). A seguir, o entusiasmo com a tarefa Matemática foi contagiante.

Da sua professora diziam-me: a nossa professora vê Matemática em todo o lado!
(Percebeu-se tão bem a relação, a empatia, o entusiasmo da professora e deles em perfeita sintonia. Não nascem pintos sem ovos e sem calor. Não é por acaso o que ali se respira).
Muitas ideias para futura exploração, algumas adaptações do inicialmente previsto e quarta-feira regresso. "Não vens amanhã?" perguntaram eles? Não posso... tenho de dar aula aos meus meninos. Mas quarta já aqui estou! Durante a aula, para me distinguirem da sua professora... chamavam-me professora de Matemática... e chamaram muitas vezes quando perceberam que eu era mais um recurso à mão...
Chegar a casa tarde... ir até à varanda sobre o jardim para respirar.
Passa a Sara (Turbêturma, agora no 8º ano) a caminho da piscina e avisa-me: "Professora! Fiz um projecto Scratch novo! É um aquário!" (não publicava desde Maio de 2008).
Fui espreitar e... adorei.
Duas versões... português e inglês.
Cada semente plantada... cada flor.
Tenho sorte por continuar a vê-las crescer... mesmo de longe.

Scratch Project

2 comentários:

IC disse...

Fui ver o projecto da Sara (deixei comentário). Está giríssimo, até me fez lembrar as aplicações do FaceBook dos aquários, com os quais me tenho andado a entreter :)
As sementes que lanças nos teus alunos germinam em força.
Beijinhos

Teresa Martinho Marques disse...

Realmente está lindo... Era bom que ela continuasse a programar... Tem uma sensibilidade especial...
(Tenho tido sorte com os meninos... embora me aplique para não desaproveitar essa sorte :) :)
Beijinhos