A teia um pouco às moscas. Sim.
Fora de casa todos os dias. Acompanhamentos de professores para preparar e fazer, planificações e materiais para analisar, mais viagens (frequentemente duas vezes por dia até Setúbal), não me permitem estar muito presente nos meus recantos habituais.
Outra das razões... é o tempo investido na construção deste espaço novo (ainda muito no início) onde iremos colocando os materiais da ESE de Setúbal, no âmbito do PFCM.
E porque não queremos que seja só mais um espaço de texto e imagem... vamos criar alguns vídeos de apoio aos professores... utilizando para isso as nossas semanais, animadas e enriquecedoras sessões às quartas-feiras, lá para os lados da ESESet.
Assim... fizemos de improviso uma primeira experiência... sem cortes nem edição. Apenas perguntas e respostas, porque o universo do primeiro ciclo é novo para algumas das formadoras que são professoras no 2º Ciclo... e há muito para ler e aprender (ver aqui o primeiro). Embora imperfeito... pareceu-nos útil disponibilizá-lo já como complemento para os textos das próximas sessões.
That's why... no spider... empty web and happy fly!
Recordação
Há 5 anos
2 comentários:
Gostei muito de ver o vídeo. Lembro-me de que, quando fiz estágio (ano lectivo 1973-74), no 5º ano começava-se por retomar o conceito de número como se fosse dado pela 1ª vez, com as correspondências biunívocas, etc. Nessa altura, o programa do 2º ciclo tinha muito de teoria dos conjuntos, a nível elementar, claro, e isso era muito interessante até porque permitia uma inter-relação da Mat com o Português. . A Gramática Simbólica do Português de Òscar Lopes foi um livro muito importante para mim (Editado pela Gulbenkian, ficou esgotadíssimo por muito tempo, não sei se foi reeditado). Depois, com a 1ª reestruturação curricular, tudo isso desapareceu do programa, ficando praticamente eliminada a iniciação a conceitos.
Gostei de ver o vídeo por ver que se pretende iniciar no 1º ciclo verdadeiramente o sentido de número.
É exactamente essa a intenção... estas tarefas e estratégias são para desenvolver já nas turmas de 1º ano... Tenho estado em aulas e vou passando essa ideia de sentido global que se perde se se ensinar às crianças pequenas... hoje o 1... amanhã o 2... sem estabelecer conexões entre os números. A ideia é desenvolver profundamente o sentido do número e o cálculo mental estruturado (de quantidades progressivamente maiores) antes do algoritmo aparecer... para que a criança se torne sensível ao que os números representam e não use o algoritmo sem nexo, obtendo respostas erradas de forma acrítica, sem perceber que o estão.
Se te disser que estou a ler coisas excelentes e a aprender muito... não te surpreenderás, claro... Este ano vai ser complicado... mas a mente vai alimentar-se a grande velocidade e o meu conhecimento também... :)Isto só é possível proque a equipa do PFCM é magnífica e a coordenadora alguém muito competente, entusiasta e especial. Afinidades... Ias gostar das nossas reuniões semanais... vivas e ricas...
Beijinhos
Enviar um comentário