sexta-feira, outubro 20, 2006

Histórias "aos quadradinhos"..."aos cubinhos"... e etc.

Há muito tempo que não vos falava de matemática...
O ano iniciou-se e começaram novamente as aventuras com os meninos de 5º ano. Que não, que não gostam de resolver problemas... Que não, que não gostam lá muito da matemática. Que sim, que têm dificuldades na divisão, nas "reduções"... e por aí fora.
Alguns fugindo à regra, mas poucos.

Começo sempre com o mesmo entusiasmo. Hei-de vencê-los. Aposto comigo e com eles todos os anos.
E cada ano os trago até à matemática de forma diferente, mesmo sem darem por isso.

Ora no início do ano, durante uma chuva de ideias, desarrumando a arrumação das definições nas suas cabeças, que assumem quadrados como seres diferentes dos rectângulos, cubos como seres distintos dos paralelepípedos... e pedindo que deixassem as palavras falar com eles e segredar-lhes coisas importantes (por exemplo: rectângulo - quererá dizer o quê? E quadrilátero?)... dei comigo inadvertidamente a rir e a olhar para o quadro dizendo em voz alta: já repararam que o pomposo do quadrado é como os reis, tem os nomes todos (é um quadrilátero, um paralelogramo, um rectângulo e, ainda por cima, tão especial que tem direito ao nome de quadrado? Isto dava uma bela história...). Na minha mente comecei a escrevê-la, porque é difícil para mim impedir uma escrita permanente das ideias, mesmo sem papel , mas procurei parar e deixar-lhes o desafio a eles, mesmo sabendo que não seria fácil.
O mais curioso é que, durante a chuva de ideias, eles começaram a tirar os dicionários das malas e procuravam afanosamente as definições de que falávamos... lendo-as quase ao desafio e procurando antecipar a definição que se seguia... aula bem viva e participada como é preciso que seja!

Já recebi a primeira história... e depois a segunda... e depois a terceira... Deliciei-me a lê-las. Vou partilhando com a turma cada uma que me vai chegando e, com isso, o estímulo e motivação para aparecerem mais aumenta. (Como já estamos a tratar da construção do blogue da turma... depois divulgaremos lá os saborosos textos).

Na mesma aula, fiz pergunta marota... há alguma pirâmide que tenha 8 vértices?
Lá muito ao fundo, a R, responde "pirâmide heptagonal"... é que como tem sete vértices na base e um "em cima"...

Gosto que avancem bem mais para lá do que o que é necessário e, por curiosidade, investigámos há tempo nomes de polígonos que ainda não conheciam... Deixei fichinha informativa no caderno. Ela, que nem gosta lá muito de matemática, mantém-se atenta e não se esquece de ir estudando, como peço todos os dias. Fiz reforço positivo sereno, divertido, mas sem exageros. Turma motivada para seguir o exemplo e admirando a intervenção da colega.
À saída duas palavrinhas que vão fazendo a diferença. Cativa-se assim. Bem devagarinho, sem pressa. Se a R tiver de vir a gostar da disciplina, tudo bem. Se não, tudo bem na mesma, desde que o interesse e o gosto por trabalhar, a disciplina intelectual, a compreensão do mundo se vá desenvolvendo. Não precisamos de gostar de tudo aquilo que fazemos bem feito... eu sei bem disso.

Gosto de vir conversando com eles pelo caminho... faz-se muita coisa importante nesses passeios...

E para não dizerem que andei por aqui às voltas a saltitar tecendo à esquerda e à direita sem parar... deixo algumas definições que nos prestam boas orientações..
Quem não é da área, apreciará, estou certa, alguma descoberta... (tirem-me as rimas da cabeça antes que enlouqueça!)

Quadrilátero

Paralelogramo

Rectângulo

Quadrado



Paralelepípedo

Prisma

Cubo

Um bom livro que ajuda miúdos e graúdos... (tenho mas voltei a encomendar, embora só apareça no catálogo da APEL... espero que ainda seja possível encontrá-lo...)

ADENDA: já preparámos o blogue TurBêturma... está quase quase a ser divulgado... depois aviso.

1 comentário:

Anónimo disse...

;)

continuas a nobre causa de os trazer para a "nossa causa" - leia-se Matemática.

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