quarta-feira, janeiro 31, 2007

Aprendo com eles...

Esta máxima continua a ser verdadeira para mim e ficou provada, mais uma vez, há poucos dias.

Na aula de Estudo Acompanhado onde era suposto aprenderem comigo a trabalhar no blogue da turma... acabei eu por aprender algo que bem me tem valido quando o blogger insiste em não me deixar fazer upload de fotos da forma habitual. Nessas alturas eu faço upload da imagem numa página do googlepages (por cada conta do google temos direito a 100 mega para carregar ficheiros e à possibilidade de construir sites), obtenho o endereço e em vez de retirar a imagem do meu computador e de a alojar no blogger, coloco directamente o endereço naquele espaço à direita (onde se lê URL ........).


Durante o processo de aprendizagem de insersão de imagens o Francisco chamou: oh professora eu descobri outra maneira! Ponho o rato em cima, com o botão do lado direito clico, faço copy e depois arrasto a imagem até cá abaixo na barra onde está o sítio de abrir o que estamos a fazer... ele abre sozinho e depois é só continuar a arrastar a imagem e deixá-la dentro do sítio onde se quer pôr...
Claro que esta explicação é mais simples olhando para a mão dele e para o caminho de descoberta que fez ali à minha frente... mas já ajuda saber que é possível (provavelmente já toda a gente sabe... mas pronto! Eu cá não sabia e nunca me havia ocorrido experimentar, por isso partilho).

Depois disso, em casa, ainda descobri que o botão do lado direito é dispensável, basta clicar com o da esquerda, mantê-lo pressionado e arrastar para a área de escrita do post... ontem partilhei com ele na aula de Área de Projecto, onde fomos novamente para a sala de informática para continuar o trabalho, a possibilidade de o fazer desta forma ainda mais simples. (As imagens têm de estar disponíveis na internet.)

Estão a ver a imagem que se segue? Arrastei-a do blogue da equipa da BE-CRE até aqui... Para centrar? Usar os comandos de alinhamento do texto. Para redimensionar? Fazer como se faz em qualquer imagem... atenção, pode ocorrer alguma deformação que seja necessário corrigir...
.

Envolvimento. Partilha nos dois sentidos. A essência do aprender.
... e o mundo pula e avança...

.

3 comentários:

Em busca do sonho disse...

Numa das minhas pesquisas aqui na internet, encontrei este blog que me fez perder algum tempo.
Também eu sou professora e ando a contruir um blog com os meus alunos. Ainda não sabemos como colocar ficheiros compactados no blog ... será que nos podes ajudar!??!

Vânia Oliviera

Anónimo disse...

compactados... tipo os habituais ZIP?
Se é o que penso, no blog não podes colocar ficheiros compactados... podes colocar imagens, vídeo (com os códigos html)... som (da mesma forma)... slideshow feito com o slideshare (procura estas coisas na teia... deixei algumas dicas).
Para colocar ficheiros compactados... tens de os colocar noutro lugar (googlepages creator, por exemplo, tens direito a 100mega para colocar lá ficheiros...investiga, é difícil assim à distância)depois eles ficam com um endereço na web e é esse endereço que divulgas no blogue para os outros lá chegarem... mas não sei se era isto que estavas a pedir... será que percebi?
Bom trabalho!

Teresa Martinho Marques disse...

Tens razão... Aprendem muito mais depressa "isto" do que outras coisas... e são sempre bem mais velozes que nós... Já nasceram mergulhados na coisa...
Abraço