quarta-feira, janeiro 17, 2007

TIC para que vos quero?



Hoje primeira acção de formação para aprendermos a trabalhar com o e-beam (de que vos falei há tempos) já adquirido. Fiquei rendida às potencialidades que antevejo.

Nestas coisas a criatividade fará a diferença na rentabilização da utilização ao serviço da renovação de estratégias e não da sua replicação com sabor a chocolate (pelo menos até a novidade se esgotar).

Essa é a parte que se segue...
Irei dando notícias.

Para já descarregar o software em www.cnotinfor.pt e depois treinar...

Em seguida pensar, reunir, reflectir em conjunto, aproveitar algum trabalho já feito www.imagina.pt (vou registar-me e investigar a qualidade do que por lá existe) e produzir mais materiais.



Entretanto hoje, a propósito da dificuldade de leitura em voz alta de alguns alunos e da necessidade de criar tempos para treino, tive uma ideia súbita na aula de Ciências que foi bem recebida: pedi-lhes para ler (falo de turma de 5º ano, alunos com 10 anos) e filmei com som (sem caras) algumas das leituras (utilizei aquela minha minúscula máquina fotográfica, que também filma e capta som com uma qualidade aceitável para este tipo de efeito). Já o havia feito a propósito de um raciocínio interessantíssimo de uma aluna... mas a cara aparece, portanto não divulguei...


(nota: o som que se ouve no fim é mesmo o de um autoclismo... wc encostado à sala de Ciências... um mimo... parar de falar com frequência, sempre que a casa de banho é usada... som que se sobrepõe a tudo. Só não se ouve tão bem porque a câmara está a captar o som protegida por mim... mas percebe-se a reacção dos alunos... sem mais comentários...)

Compromisso: partilharmos no blogue da turma as melhores leituras e os alunos treinarem em casa essa competência (que os levará a outras), de forma a todos irem tendo os seus vídeos na internet. Combinámos também fazer isso em relação à apresentação de livros - sugestões de leitura (em que têm de ler excerto e falar um pouco do livro que escolherem - Área de Projecto). Para além disto, no final da unidade de trabalho em curso, cada um terá de escolher um animal e preparar uma breve comunicação em suporte escrito sobre ele, integrando os conteúdos trabalhados (pode ser digital - diaporama para colocar no blogue... vou indicar-lhes uma forma fácil de o fazerem em http://www.slideshare.net/ ) e oral, que também será registada em vídeo sem caras para divulgação.


A propósito do slideshare (que já vi utilizado em diversos blogues - um deles o Ventos a Mudar, leia-se o que escreveu José de Oliveira no seu blogue Educação Matemática e Tecnologias :

O Youtube e o GoogleVideo são apenas dois exemplos que promoveram a moda da partilha de vídeos na Internet. Imagine-se agora algo semelhante, mas em vez de vídeos há apresentações. Mais um recurso que pode também ter potencialidades educativas. É o Slideshare.

O Slideshare é uma ferramenta que permite o upload de apresentações no formato ppt ou pps do Microsoft PowerPoint ou no formato odt do OpenOffice. A apresentação depois de colocada no servidor do Slideshare pode ser disponibilizada de forma fácil num blog, ou numa página web através do código html fornecido pelo servidor. O Slideshare permite o uso de tags, para identificar apresentações por temas, ou, por exemplo para identificar as várias apresentações de um seminário. É ainda possível comentar ou dar uma pontuação às apresentações que já estão no servidor e que podem ser vistas por várias categorias (mais pontos, mais vistos, recentes), através de tags ou por pesquisa.
Limitações ainda existentes:
- o tamanho máximo para upload é de 20 megas,
- as apresentações enviadas ficam disponíveis para todos,
- os formatos suportados são apenas os já referidos em cima,
- ainda não há suporte para a transição de diapositivos.

Uma ferramenta a conhecer!

2 comentários:

Hindy disse...

É só boas ideias!

Beijinhos :o)

Alda Serras disse...

Cada vez que aqui venho descubro uma ferramenta nova! O futuro está nas novas tecnologias!