segunda-feira, maio 31, 2010

Clint Eastwood, 80 anos, também compositor... (Diana Krall !)

Happy Birthday! Clint Eastwood Turns 80 Years Old (VIDEO) Inside ...

Why Should I Care

Words & Music by Clint Eastwood, Linda Thompson & Carol Bayer Sager
Recorded by Diana Krall, 1999

Apenas uma das canções de que mais gosto...
... nunca imaginei que o autor de tanta beleza fosse o sensível Clint...

Multipliquei a minha imensa admiração por este homem...

Filme:'True Crime', um thriller de Clint Eastwood.


Muito mais que mil maravilhas... (um dia para guardar no coração)





Há dias assim...

Depois de andarmos a trocar mimos, palavras e ternuras... finalmente fui conhecer os meninos da EB1 da Venda do Pinheiro que, através da fada Susana da Biblioteca Mil Maravilhas, têm estado muito pertinho de mim.


Turmas após turmas (8 no total) lá nos fomos conhecendo e mimando... ora eu a eles, ora eles a mim. E eu que até sou uma aranha muito faladora, não tenho palavras para descrever o sabor especial e a ternura de cada minuto deste dia que começou às 9h e acabou às 16:30 (com almoço entre as professoras da Escola).

Fiz assim um filmezinho breve para partilhar as imagens do dia... frequentemente acompanhado, nas transições, pelas canções que tenho espalhadas pelo www.saborsaber.com (a Susana fez um CD que foi tocando...) e que os meninos aprenderam e me cantaram.
Uma em especial: O Sol.
Comovida com o encantamento das vozes das Princesas e dos Príncipes
e com o cuidado posto pela Susana na organização do dia
e com o trabalho prévio de criação das expectativas e sedes que tornou o dia muito mágico
e com o acolhimento de todas as professoras dos meninos que hoje conheci
e com o imenso carinho de todas as meninas e meninos do 1º, 2º e 3º anos...

Vou regressar. E tenho ideias para partilhar outras coisas, outros projectos (Scratch...?). Já deixei uma sementinha. :)
Obrigada, Amigos!

sábado, maio 29, 2010

Oferecemos uma gota...

... recebemos um mundo de carinho.

"Livros com a Teresa da Matemática"
(para guardar ainda melhor na memória o dia de ontem)



(Obrigada, Ana Fortuna, pelo teu trabalho exemplar, pelas tuas palavras e por todo o teu carinho!)

sexta-feira, maio 28, 2010

Manhã de açúcar, livros e uns fios doces de Matemática

Manteigadas:

O dia era dos livros e da leitura... mas, mal me viram, levaram-me com eles para a sua sala de aula... Teresa, Teresa, anda ver o que estamos a aprender com a nossa Professora! As capacidades, os litros!

E explicaram tudo. Até me perguntaram se eu sabia quantas garrafas de litro e meio precisava de comprar para encher o garrafão de 5 litros! E mostraram-me como se fazia a descoberta.



Só depois de me explicarem tudo é que me deixaram ir...

Durante todo o ano lectivo que passou fomos convivendo em algumas das suas aulas e acabei sendo adoptada como Teresa, a professora de Matemática (em duas das três turmas desta escola).
Mas hoje... havia uma surpresa! E incluiu a turminha que não trabalhou comigo.


Foi mágico. Sorrimos tanto. Cantámos tanto. Conversámos tanto!

Coração cheio
O que custou mais foi a despedida... porque vai demorar tempo até voltarmos a encontrar-nos...



A seguir...

... rumo à Bela Vista.

Mais ternura, mais sorrisos. Imagens semelhantes.
Manhã muito especial

Um sorriso vale tudo - Terra dos Sonhos (videoclip oficial)



E aqui vos deixo, o meu pequeno contributo para uma causa que me completa. Os tic tac's, o sorrisos e os sonhos, estão todos aqui... Obrigado a todos quanto ajudaram. Tenho a sorte de trabalhar com melhor equipa e amigos do mundo! :D
Hugo Almeida (Halden Beaumont)

A Associação Comunidade Cultural Virtual é uma associação sem fins lucrativos que se dedica a utilizar os mundos virtuais e as redes sociais para promover a língua, arte e cultura nacionais.Nesse sentido e respondendo a um pedido de apoio da Associação Terra dos Sonhos que se dedica a realizar sonhos de crianças em fase terminal e com doenças crónicas produziu no mundo virtual do Second Life o videoclip oficial do Hino desta associação aplicando técnicas inovadoras da Machinima (arte de filmar em ambientes virtuais em tempo real) com o Titulo de “ Um sorriso vale tudo”A música é interpretada por alguns dos maiores artistas nacionais como é o caso da Rita Guerra, Luís Represas, Anjos, Mafalda Arnauth e Maria João.A realização e produção do videoclip esteve a cargo de Hugo de Almeida, realizador português premiado internacionalmente pelo trabalho desenvolvido na área de animação em machinima, e introduziu elementos pioneiros e inovadores, onde contou com uma equipa multinacional de 4 países diferentes (Portugal, Japão, Reino Unido e Polónia), que trabalhou à distância e via internet, utilizando um mundo virtual 3d (second life) como plataforma colaborativa de trabalho e estúdio de realização. A componente global do projecto permitiu ao mesmo potenciar outro tipo de elementos, como a capacidade de um projecto ser multicultural um verdadeiro “melting pot” virtual com um toque único. Diferentes visões, culturas e ideias, mas utilizando a mesma plataforma de trabalho para uma causa que também ela tem contornos globais.Os mundos virtuais 3d nos últimos anos têm vindo a ganhar peso como plataformas Web, são cada vez em maior número, e com características que permitem ao utilizador comum criar tudo aquilo que pretende, limitando o utilizador à sua imaginação. A vertente online que estas plataformas assumiram, introduziram a nuance de serem espaços de comunicação global, com comunidades internacionais que interagem e comunicam entre si. A junção destas plataformas 3d como espaço para a cenografia, e os seus sistemas de comunicação à distância para a comunicação de todos os intervenientes, permitiu cortar com os elevados custos de produção ( viagens, refeições, estadias, etc.) inerentes a uma qualquer produção tradicional.A ACCV pretende assim dar o seu contributo para uma causa que consideramos de todo meritória e mostrar que as novas plataformas Web de comunicação e interacção podem ser utilizadas para não só a promoção mas também a produção de componentes únicos ao mesmo tempo que se promove valores como a solidariedade, fraternidade e a humanidade, e que no presente, o impulsionar destas ideias e projectos passam muito por uma visão globalizada onde pessoas de diferentes países e culturas trabalham em prol de objectivos comuns. Link do vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=hqGufsIsclo

Rui Lourenço

Assessoria de imprensa da Comunidade Cultural Virtual.

www.accvirtual.org 962706631

accvirtual@gmail.com

quinta-feira, maio 27, 2010

Várias coisas...

... muitas coisas.

Entre portefólios da formação (ler, avaliar, dar feedback), aulas dos meus meninos, a minha própria formação, rescaldo do Scratch day (fotos, notícia, site do PFCM da ESE IPS e site do evento), escrita de parte de um artigo para a próxima revista da APM (Scratch e conexões), adopção de manuais (parecia que ia ser mais simples, não parecia??? Pois. Mas não, não é... Muitos manuais na mesma, muitos papéis para preencher, manuais ditos certificados por instituições de ensino superior... mas com erros...), não ando muito inspirada para tecer aqui na teia, nem com muito tempo... talvez até acusando algum cansaço e alguma vontade de ir desacelerando no final deste ano lectivo que foi (não são todos?) particularmente exigente (sobretudo pela diferença e pela necessidade de me preparar para os muitos desafios novos que vivi).

Amanhã e segunda-feira missões de amor em torno dos livros (Bela Vista e Manteigadas, Setúbal e, depois para semana,Venda do Pinheiro - na sequência do trabalho que venho desenvolvendo com a EB1 e a Biblioteca Mil Maravihas http://bemilmaravilhas.blogspot.com/ )
Terça de manhã antes das minhas aulas, talvez também outra missão de amor noutra escolinha de Setúbal. Estava prometido. São algumas das escolinhas dos meus formandos... e aparecerei aos meninos vestida com outras roupas: a professora de Matemática, como se habituaram a chamar-me, será a escritora Teresa.
Gosto de lhes fazer estas surpresas.

E assim vou tecendo os dias.
Sempre em alta velocidade.

A cabeça já pensa nos desafios do ano que vem. Novamente diferentes...
A seu tempo contarei.

domingo, maio 23, 2010

Ainda o Scratch day... (Smilebox da Teresa Pombo)

Gostei da ferramenta...







Click to play this Smilebox slideshow: Scratch Day 2010
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create your own free slideshow



Foi a Teresa que me forneceu o html... Com esta ferramenta, só o próprio tem acesso ao código para embeber.

Teia em remodelação...

... já devia tê-lo feito há mais tempo.
Mas pronto.
Está quase.
Começava a não se ter acesso a muitas entradas antigas perdidas algures (ainda mantinha o formato antigo com tudo programadinho no html)... e não era possível accionar funcionalidades que o novo formato permite.

Agora... reconstituir ligações com as imagens associadas.

Scratch Day: o mais pequenino. (E outras coisas)

Filho de uma das formadoras da equipa do PFCM... 6 anos.

Prestou muita atenção na conferência às explicações do Fred... de computador aberto no auditório lá colocou vários sprites no écran e construiu a sequência de comandos à imagem do que via. (A Mãe muito perdida, ainda com dificuldade em se iniciar nestas lides da nova ferramenta.) Em seguida, o mais pequenino do encontro, percebeu que podia distribuir a mesma sequência de comandos por todos os sprites (tal como o Fred explicava) arrastando-a para cima de cada um deles... Fê-lo. Quando a Mãe deu por isso, já todos os sprites se moviam de um lado para o outro.

Cá fora dizia-me: ele já percebe mais disto do que eu.

O que mais me impressionou? Para além da mestria com o Scratch... a mestria das mãos pequeninas dominando o rato táctil no portátil... Eu uso, mas não sou capaz daquela velocidade e precisão de movimentos... Devia ter filmado.

Isto para repetir algo que afirmei no auditório... Não vale a pena fingir que os "digital natives" não são expostos à tecnologia desde muito cedo. Serão muito raros os casos dos pais que conseguem atrasar, adiar este inevitável encontro da criança com as tecnologias. Desde muito cedo o DVD, o vídeo, a TV...o computador. Mas geralmente numa posição de consumidor, de click and play, click and use... raramente numa posição de criadores, inventores dos seus conteúdos, dos seus jogos, dos seus filmes...

É isto que o Scratch permite, especialmente se for combinado com outras ferramentas... Porque na posição de criadores, precisam de outros recursos e de aprofundar com rigor conteúdos clássicos (Matemática, Língua portuguesa, outras línguas, qualquer tema... qualquer assunto) para chegar lá onde querem... ao seu produto pessoal e com significado. Aprender assim faz mais sentido, pela necessidade do conteúdo. Depois é possível trabalhar esse conteúdo separadamente, de forma por vezes até bem clássica com exercícios de consolidação de procedimentos... Os meus alunos sabem bem da necessidade desse trabalho... O referencial cartesiano é disso um bom exemplo... Nunca começo por lhes ensinar o referencial para trabalharem no Scratch... Eles aprendem sim, no Scratch, que o x e o y determinam a posição de cada objecto e, muito antes de saberem o que isso significa, usam o referencial com mestria e transportam os objectos para onde desejam. Só mais tarde trabalho na aula o conceito e nem me tinha apercebido da importância desse trabalho de antecipação ( o Referencial cartesiano é um conteúdo de 7º ano que trabalho no 5º)... até...

... há alguns dia atrás, quando uma aluna da minha Geração Best (turma muito complicada, e com imensas dificuldades, que apenas conheci no ano passado já no sexto ano, mas que frequentava em peso o Clube Scratchtime uma vez por semana) me contou isto: ... ontem a nossa professora de Matemática - 7º ano - deu o referencial cartesiano e ficou muito espantada porque a nossa turma é fraca mas todos sabiam já tudo o que ela estava a ensinar!

É por tudo isto que continuo a acreditar que vale a pena, faz sentido e é preciso chegar mais longe na utilização das TIC como ferramentas de construção e não de consumo.

Pois...

Porque uma outra turma minha, depois de tudo o que viveu, está a ter uma nova experiência com as TIC que não tem dado bom resultado: as aulas de matemática são quase todas baseadas na apresentação de "powerpoints"...

Depois de olhar para os novos manuais, e recursos para os professores que vêm junto - muitos "powerpoints" para "apresentar a matéria", acho que corremos o risco de poder vir a empobrecer perigosamente as experiências dos alunos na escola... por conta de um mau uso das TIC ao serviço da educação... se cedermos à tentação do fácil... Espero que não aconteça.

Não uso powerpoints, acho o elemento humano fundamental, mãos na massa é a única forma de..., nas minhas aulas o trabalho mais clássico alterna com o trabalho de investigação onde todos têm o direito a participar, as TIC estão ao serviço de intenções pedagógicas de construção activa de conhecimento e não são nem omnipresentes, nem condicionam a acção educativa.

Vale a pena reflectir sobre esta questão...

sábado, maio 22, 2010

Crónica do dia (por Fernando Frederico)

... deixo-vos as palavras, em jeito de crónica, do nosso Avô Fred:


O DIA É DO SCRATCH, MAS O PRAZER É NOSSO

Outra vez a magia do Scratch se repetiu, primeiro perante uma plateia bem guarnecida de famílias e, logo a seguir, vis-à-vis com os computadores pessoais, no afã frenético de produzir resultados apreciáveis no muito limitado período destinado à exploração das funcionalidades do Scratch; e alguns projectos se concluíram e outros ficaram perto de se concluir.

Mas mais relevante do que a materialização das ideias de cada scratcher, foi o assistir ao envolvimento entusiasmado de pais e filhos e, pelo menos, de uma avó e neta, que deixam lugar a imaginar-se quão divertidos poderão ser (ou já são) os serões destas famílias, que reciclam as soirées do princípio do século passado, no período pré televisão, quando toda a família se reunia em torno de um instrumento musical ou de um velho contador de histórias, para partilhar alegrias e saberes, ou apenas para falar da vida. O Scratch exerce este mesmo fascínio sobre as pessoas; e o computador pode servir, quando bem usado, para promover a união e a felicidade familiar sem, contudo, retirar espaço à viola ou à flauta, ao livro de histórias ou à TV.

Está pois de parabéns a ESE/IPS, por ter organizado com inexcedível qualidade esta tão fraternal reunião, sob o pretexto de comemorar o Dia do Scratch, recebendo com muito carinho os participantes que, em 22 de Maio, vieram trazer ao evento a sua disponibilidade para aprender e para partilhar conhecimentos.

Quero ainda dirigir uma palavra de apreço aos participantes jovens, (a eles se destinam prioritariamente estes acontecimentos), que mais uma vez vieram confirmar, com o seu entusiasmo e adesão, que vale a pena apostar na utilização do Scratch para os motivar na pesquisa de soluções novas para os problemas antigos, aprendendo a seriar as operações necessárias para atingir um resultado planeado e também a partilhar o trabalho, o conhecimento, a alegria de viver em grupo, conforme se comprovou neste Dia do Scratch em que, ao contrário do que acontecia quando eu era miúdo, foram os lugares da primeira fila e não os das últimas que os jovens disputaram entre si.

Bem hajam pelo que são
Frederico


Scratch Day 2010 ESE-IPS (mais fotos...)

... desta vez são algumas das que a Teresa Pombo publicou no Facebook.
Obrigada!!!

Scratch Day 2010 ESE-IPS...

... algumas (ainda poucas) imagens do dia (manhã muito especial). Pequeno aperitivo...

(Aguardamos contributo dos restantes fotógrafos para divulgar no "site" do evento)

Obrigada a todos os que ajudaram a colocar de pé mais esta celebração e a todos os Amigos que se juntaram a nós!