quinta-feira, setembro 09, 2010

Scratch... sonho antigo agora em movimento


Agora que é certo e definitivo... partilho.

Já me conhecem, muitos de vocês, sempre pulando de aventura em aventura. Este ano iniciarei uma nova (embora mantenha a minha turminha do ano passado e o Clube Scratch time).
Depois de um ano ligada ao Programa de Formação Contínua em Matemática (na ESE-IPS) quis o destino que, a meio, me deslocasse com a nossa coordenadora Ana Maria Boavida ao ERTE-PTE na DGIDC para pedir apoios para o evento Scratch Day.

Claro que foi preciso explicar o que era o Scratch... o que era o evento e por que razão eu arrastava o Scratch para onde quer que fosse... Lisboa... Setúbal (até Aveiro este ano, no ProfMat). A sementinha germinou logo ali e ponderou-se a possibilidade de integrar a equipa do ERTE-PTE como uma espécie de Scratch woman (algo entre técnica-pedagógica de apoio às escolas e embaixatriz do Scratch... a bem dizer... assim uma espécie de jardineira semeando, plantando e acarinhando para que o fruto chegue e amadureça :).

Ditou o bom senso de todos nós (e o meu desejo) que o melhor seria descentralizar e continuar alojada na ESE-IPS desenvolvendo esse mesmo trabalho em regime de mobilidade idêntico ao anterior na distribuição dos tempos, mas desta vez requisidada pela DGIDC.
Consultados os superiores... não foi possível reabrir o Centro de Competência da ESE com duas pessoas, como seria desejável (contenção de despesas), mas vai ser reaberto apenas com uma - eu própria (supervisão directa do Miguel Figueiredo do executivo da ESE, ligação ao ERTE-PTE através do João Torres (equipa supervisionada por José pedroso), com um pé articulando com a formação de professores em matemática através da Ana M Boavida) e muito vocacionado para ajudar as escolas a implementar projectos TIC com ênfase no uso da ferramenta Scratch através da formação de formadores, de apoio local (sempre que possível) e da construção de um portal - comunidade educativa em torno do Scratch.

Já tenho uns quantos "clientes" interessados... Professores/as entusiastas e motivados de várias escolas (uma do meu Agrupamento) que têm acompanhado o meu trabalho e que foram terreno fértil para algumas das sementes que venho lançando desde 2008... Entretanto, continuo a cativar mais alguns pelo caminho... portanto... espero realmente que neste ano surjam as primeiras experiências consistentes em sala de aula com alunos de 1º ciclo e, se possível, também de 2º Ciclo.

Neste momento estou a colocar por escrito algumas ideias para o projecto de intervenção - reunião na DGIDC/ERTE-PTE dia 13 (gosto tanto deste sabor a novo, a nunca feito a vamos lá imaginar como dar corpo ao sonho antigo que agora finalmente pode ser posto em acção!)


O futuro? Não consigo imaginar... mas ambição não falta nem vontade de trabalhar. Mais um ano difícil pois tenho turma, clube e reuniões na minha escola, ao mesmo tempo que estarei na "estrada" a motivar, cativar e acompanhar projectos noutras escolas e a tentar implementar outra ideia também antiga: a de criar uma plataforma que una todos quantos em Portugal se dedicam já ao Scratch sem que saibamos bem o que cada um tem feito ou pensa vir a fazer...

Nada de novo, portanto.
Eu e as minhas ideias... peregrinas, sim, pela ambição de abraçar mais escolas do que a minha. Porque o meu conceito de Escola transcende muros. Porque partilhar, ligar, pôr em comum é a única forma de sairmos do isolamento em que nos obrigam muitas vezes a viver...

Vão ser precisos voluntários para a causa, para desmultiplicar e fazer aumentar as mãos (as minhas são poucas para tanto sonho). Os primeiros? Claro... O Fernando Frederico e a Isabel Campeão (e todos os que se quiserem juntar a nós).

Um excelente ano lectivo para todos...


(Quem sabe... acabarei a visitar algum dos leitores da teia... um desses que se tenha deixado seduzir pelo encantamento do possível... aquela edutopia que quase todos perseguimos... :)

6 comentários:

Herr Macintosh disse...

Eh! Eh! De onde será que eu conheço a última imagem. :-)
Espero que apareças lá pela chafarica da Luísa Todi que é para te mostrarmos as últimas novidades bem fresquinhas (se levares muito tempo ficam mornas e depois perdem a piada).

Teresa Martinho Marques disse...

Pois...
Alguém interessado em scratchar por aí? :)

Herr Macintosh disse...

Maybe... O Sílvio andou hoje a instalar scratches por todo o lado :-)

IC disse...

Eh eh eh... já me puseste como voluntária :)))))
Quando chegar a altura, falaremos por mail.
Força nesse teu movimento! Beijinhos.

Anónimo disse...

Presente!
ffred

Teresa Martinho Marques disse...

Eu sabia que contava com os meus parceiros de estrada... :) :) Depois falamos com calma... Amanhã é a primeira reunião.