Ainda com as recordações de Aveiro bem presentes na memória (fica saudade, que a terra é linda): a sessão prática sobre o Scratch que dinamizei com a ajuda do Fernando Milagaia da PT Inovação de Aveiro, o reencontro com amigos da Universidade, o primeiro encontro "real" com a Teresa (Universidade de Aveiro) e com o Augusto (Universidade de Coimbra) que apenas conhecia no virtual e duas das intervenções (mais interessantes) a que assisti... aproveito para regressar à minha teia partilhando alguns recursos bebidos por lá.
- Brilhante intervenção de Eduardo Veloso a encerrar o encontro (conferência plenária) em torno do conceito de "Simetria". Como se não bastasse, ainda nos deixou o seu endereço de correio electrónico e ligações para capítulos de um livro que há-de sair (ainda em revisão) e materiais de um curso alojados na APM. Aqui ficam as pistas...
http://www.apm.pt/formacao/tgs_2008/
- Intervenção de Gary Martin em torno do conteúdo desta publicação do NCTM
http://www.nctm.org/standards/content.aspx?id=23749
http://www.nctm.org/catalog/product.aspx?id=13494
W Gary Martin, John Carter, Susan Forster, Roger Howe , Gary Kader, Henry Kepner, Judith Reed Quander, William McCallum, Eric Robinson, Vincent Snipes, Patricia Valdez
A framework to guide the development of future 9–12 mathematics curriculum and instruction.
2 comentários:
Bem (re)vinda!
Numa vista de olhos muito rápida... isto parecem verdades de La Palisse... mas acho que deviam ser e não são assim tamto...
"This publication advocates that all high school mathematics programs focus on reasoning and
sense making." (...)
"Reasoning Habits: - Analyzing a problem; - Implementing a strategy; - Reflecting on a solution"
No dia 1 retomei o meu blogue para regressar às questões de Educação-Ensino (não à política educativa). Talvez com dureza... que seja! (Aliás, abandonei-o e deixou de ser lido... mas como tenho tempo para coisas inúteis...)
Claro, isto não é para ti, que vais chegando a muitos e conseguindo mudanças em alguns.
E hoje é dia de te desejar um excelente ano. Mas... cuidando-te também! ;)
Muitos beijinhos.
Definiste exactamente... tal como a Simetria... O que supostamente deveria estar interiorizado e ser simples, na verdade não o é... e tive a exacta noção disso este ano. Portanto... back to the basics... e aos poucos tentar mesmo que se tornem verdades simples e aplicáveis. a apresentação do NCTM transcendeu o livro porque nos obrigou a fazer matemática ao vivo e a responder a desafios reflectindo sobre eles. Foi por essa razão que se destacou entre várias, não pelo livro em si. Divulgguei aqui porque é mais um recurso.
Brevemente darei notícias: embora tenha turma... sempre fiquei com mobilidade para... apoiar a causa do Scratch! Vou precisar de vocês :) :)
Aqui a teia, depois deste abandono de Verão tb não tem muitos clientes... mas pronto... aos poucos vai... Obrigada pelas visitas e votos e muitos beijinhos
Enviar um comentário