sábado, agosto 22, 2009

FORMAT... Formação contínua em Matemática

Pois...
Já a pensar no desafio que aí vem, e fazendo um intervalo da preparação da apresentação do trabalho da tese, criei um espaço para partilha, que pretendo seja tão alargado quanto possível (não se destina a incluir apenas os futuros formandos dos meus ou de outros grupos do PFCM, mas todos os professores de Matemática com vontade de pensar, planear, agir, avaliar, pensar...).

Todos os interessados nos caminhos de reflectir e melhorar as competências no ensino da Matemática têm porta aberta para a casa FORMAT. Basta inscreverem-se aqui:


A casinha ainda está muito vazia. Isto é apenas um esboço.
Se alguém se quiser ir arrumando nela (até para irmos testando algumas funcionalidades) estejam à vontade!

(Depois vou ter de pedir ajuda aos craques no ning para optimizar o uso da rede e queimar algumas etapas sem gastar muito tempo nem energia neuronial... A propósito, podem dizer-me como é possível criar/consultar estatísticas de utilização como acontece naturalmente no moodle? Terei de adicionar algo como o Google Analytics? Outra coisa? A função já existe e eu não a encontro? O que é que estou a fazer aqui em casa a trabalhar num Sábado de Sol em vez de estar na praia?... oops... esta pergunta não fazia parte do rol... :)



P.S. Um pedido para os mais experientes nestas coisas das teses: se eu vos solicitasse um conselho sobre a preparação da defesa da tese e sobre a apresentação do trabalho, nela incluída, o que me ofereciam de volta? :)

9 comentários:

JMA disse...

Difícil aqui sintetizar. Mas estou disponível para exprimir a minha opinião.

Teresa Martinho Marques disse...

:) Obrigada... vou aproveitar a disponibilidade.

IC disse...

Já fui espreitar, gostei muito do "esboço".

Quanto à preparação da defesa da tese, ainda bem que o JMA já se disponibilizou. Quando fiz a minha, só me preparei nas vésperas. Já não me lembro bem, creio que primeiro tinha que fazer a apresentação, mas fiz só oralmente. Só a reli para ter tudo bem presente na cabeça, pensei em possíveis perguntas e/ou críticas, nas "limitações" (as que estavam expressas na tese e mais alguma)e na justificação/defesa da metodologia escolhida. Correu muito bem e isto é só para dizer que penso que não há muito mais a preparar (além do que provavelmente quererás apresentr visualmente). Mas o JMA te dirá.

Quanto à estatistica de utilização do teu site no ning, eu não sei, mas não é como na estatística de visitas aos nossos blogues? Para esses, há vários recursos - já usei outro, mas passei a usar o sitemeter, isso não dá para a página pessoal no ning?

Beijinhos

Teresa Martinho Marques disse...

Muito obrigada! É bom ter várias perspectivas. Eu e as minhas preocupações... :) Ainda não sei a data...
E o cantinho é aberto... já sabes... é sempre tão importante poder contar com a experiência e conhecimento de quem continua a ter esta preocupação com o futuro do ensino da Matemática... se te apetecer... :) :) Muitos beijinhos

Teresa Martinho Marques disse...

Ah! Quanto às estatísticas, penso que sim... estou a experimentar o google analytics a ver no que dá, pois acho que é como dizes, temos de ser nós a arranjar um...
Beijinhos

Marina disse...

Ola 3za!
Desculpa o abuso mas resolvi responder.
Por ser ainda uma "cachopa" tenho a vantagem de ter ainda tudo bem presente na memoria!

O melhor conselho que te posso dar para preparares a apresentacao da tese, é esquematizares tudo bastante bem e depois nao te preocupares mais! =)

No dia em que defendi a minha tese dei aulas toda a manha, almocei, fiz uma viagem de 100 km pra Lx e pronto.
Afinal de contas, depois de trabalhar um assunto por tanto tempo, já não havia muito mais a preparar... É so isso!

E desde ja boa sorte! =)

Teresa Martinho Marques disse...

:) :) Sábio conselho :)
Obrigada!
beijinhos

António disse...

Olá Teresa.
Se calhar já resolveste o assunto, mas pode ser que ajude - "Como usar o Google Analytics no Ning":

http://screenr.com/Wg8

;-)

Teresa Martinho Marques disse...

Olá!
Resolvi (achava eu)... mas sem resolver bem... Pensei que tinha feito tudo direitinho... mas... a coisa só regista uma visita desde então.... estranho... De acordo com o que vi no screencast, pareceu-me que não cometi erros... e não entendo por que razão não está a funcionar bem (penso eu que não está a funcionar bem...).
Em síntese: ainda vou precisar de ajuda. :)
Obrigada pelo teu cuidado!