segunda-feira, agosto 17, 2009

Formação Contínua em Matemática - um novo desafio

Agora sim, é definitivo e já posso partilhar.
Foi autorizada a minha mobilidade para integrar, como formadora, a equipa do Programa de Formação Contínua de Matemática.

Logo Programa de Formação Contínua em Matemática

O convite veio da Escola Superior de Educação de Setúbal, pela voz da Ana Boavida que eu não conhecia. Sei de onde partiram algumas das referências que a fizeram chegar até mim, pois vem de longa data a participação em iniciativas da ESE Set e as partilhas e trocas constantes que tanto nos têm enriquecido.
Não, não deixo de ter contacto com alunos. Vou ter uma turma na minha escola e acompanharei várias turmas e muitos outros meninos de outras escolas em contexto de sala de aula, onde serei parceira dos seus professores (de primeiro e segundo ciclo).
Mais um desafio, pois.
Hesitei. Há muitos anos que hesito quando surgem convites desta natureza. Até hoje a resposta foi sendo negativa e lá continuei por mais de 20 anos a recolher a experiência no terreno, que é onde gosto mais de estar. Sempre a velha sensação de que não sei o suficiente para me colocar na posição formal de ajudar alguém a descobrir outros caminhos.
Mas, segundo percebi, esta formação é muito mais uma parceria do que uma coisa de hierarquias. Não se "assistem" a aulas, participa-se no acto educativo em muitos contextos diferentes. Estarei muitas vezes com outras crianças e poderei, espero, ajudar a introduzir nos seus recantos algumas ferramentas e ideias que enriqueçam os ambientes de aprendizagem.
Apesar de tudo, já cresci alguma coisa desde o primeiro convite que me foi feito para integrar a ESE, quando tinha cerca de 26 ou 27 anos... (pouco tempo depois de me ter efectivado na Luísa Todi e ter coordenado o projecto Minerva).

Acima de tudo, desta vez aceitei por sentir que vai ser muito mais o que vou aprender com os outros (grupo de formadores, formandos e suas crianças) do que aquilo que irei "ensinar".
Desculpem esta visão algo egoísta, mas para mim os desafios têm de conter em si sementes de aprendizagem e progresso. Foi o que me empurrou para o sim que dei em Julho.
Acho que chegou a altura de novas aventuras (logo eu tão pacata e caseira... a ter de viajar pelas escolas das redondezas...)

Um novo ano, um novo desafio.
Pelo meio a preparação da defesa da tese.
(Como se percebe, já regressei ao trabalho em casa... e larguei a praia que, a partir de hoje, será visitada com menos regularidade.)

A vida e os seus ciclos...

19 comentários:

Eulália Tadeu disse...

Parabéns por ter aceite o desafio. Vai ver que vai gostar. E os colegas que a vão ter como formadora também. Sortudos! Acabei este ano o 2º ano de formação e a última sessão foi dedicada ao scratch.
A vida é feita de desafios.
Força e um bom ano lectivo.
Eulália

Herr Macintosh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Herr Macintosh disse...

Parabéns, miga! Fico contente!

P.S.: A mensagem anterior tinha umas grulhas :-(

IC disse...

Parabéns! Vai ser interessante e tu tens muitíssimo para partilhar/ensinar, além de continuares com meninos "teus" (embora as duas coisas juntas sejam um acréscimo de trabalho).
Felicidades para o novo projecto!
Beijoca.

3za disse...

Obrigada Amigos, pela confiança... e, sim, acréscimo de trabalho, sobretudo pela roda-viva e necessidade de preparação sólida (terei de acompanhar professores de primeiro ciclo e preciso de aprender muito!). Veremos o que vai acontecer...
Beijinhos

fatima pais disse...

Parabéns amiga!!!

que sortudos que vão ser os teus formandos!
e mais um desafio para ti, como tu gostas, fico muito muito feliz!!pode ser que assim te veja lá pela Luisinha...

um beijão cheio de saudades,Fátima

A leitora disse...

Olá!
Andam a circular por aí uns selos...

Só por solidariedade participei, e recomendei este blog.

Se quiser ver está aqui http://o-que-estou-a-ler.blogspot.com/2009/08/selo-coisas-importantes.html

Beijo e felicidades :)

3za disse...

Leitora, obrigada! Irei ver!
Querida Fátima... bom escutar-te. Por acaso a Luisinha é uma das contempladas, pois inscreveu-se para experimentar o novo programa... bem que eu gostava de ser formadora do grupo daí... Mas sei também que procurar-se-á igualmente atribuir grupos por proximidade.. Veremos!
Muita saudade e beijinhos

Luis Neves disse...

Só grandes desafios para a 3za, também acho que vais ser uma grande ajuda para outros professores do 1º ciclo que têm menos contacto com Matemática.

É Uma boa forma de partilhares a tua experiência de ensino.

No ano passado assisti a uma apresentação do Livro "Aritmética para País" numa conferência de "Ensino da Matemática" que Gulbenkian fez,
Se calhar é um bom livro para as tuas novas actividades ;
vê no Rerum Natura http://dererummundi.blogspot.com/2008/11/matemtica-para-pais.html
Luis

CCF disse...

Bem vinda Teresa! Espero que de quando em quando tenhas tempo para um café. Bjinho
~CC~

3za disse...

Luís, obrigada pelas palavras e pela partilha!
CC... penso que sim... depois combinamos!!!
Beijinhos

JMA disse...

Há escolhas felizes.

3za disse...

:)

Fátima disse...

Muitos parabéns pela coragem com que abraçaste este projecto. Creio que vai ser um trabalho enriquecedor para todas as partes envolvidas.
Bom trabalho e bom regresso :)

3za disse...

Obrigada, Fátima.
Vou ter muito que trabalhar e aprender... :)

Anónimo disse...

Pelo que sei na escola da minha pequenina também vai existir um projecto ao nivel da matemática... Beja não fica na proximidade não? :( que pena ;)

Beijinho e bom trabalho

Ilda

3za disse...

Pois... um 'cadinho longe :)
Obrigada!
Beijinhos

Anónimo disse...

Vais fazer um bom trabalho.
Quando ando por aqui até me apetecia ser de Matemática.
Depois volto ao normal...
Bj
Isabelinha

3za disse...

:) :)Obrigada, Isabelinha...
Um bom ano para ti... "nas letras" :)
Beijinhos