quarta-feira, fevereiro 06, 2008

INTERACTIC - junta-te a esta comunidade

.
Reflexão Investigação Partilha Colaboração Aprendizagem Recursos
.
http://interactic.ning.com/
.
Já está ali ao lado esta prova do ritual de integração na dita comunidade:

Elevado nível de "abstenção"...

No Aragem encontrei isto:

Pelo Despacho Normativo n.º 1/2006, de 6 de Janeiro de 2006, que regulamenta a constituição, funcionamento e avaliação de turmas com percursos curriculares alternativos, ficamos a saber quem são os destinatários deste tipo de turmas.

"2 - Os percursos curriculares alternativos, agora previstos, destinam-se aos alunos até aos 15 anos de idade, inclusive, que se encontrem em qualquer das seguintes situações:
(...)
d) Registo de dificuldades condicionantes da aprendizagem, nomeadamente:

forte desmotivação,
elevado índice de abstenção,
baixa auto-estima e falta de expectativas relativamente à aprendizagem e ao futuro,
bem como o desencontro entre a cultura escolar e a sua cultura de origem."

Dispenso-me de comentar as expectativas baixas, os desencontros e a baixa auto-estima. Daria azo não a um post mas a todo um blog!
Mas a da abstenção é de mestre. Isto sim...quais aulas de formação cívica qual o quê!
Para o absentismo, temos as provas previstas no novo estatuto do aluno. Para os que não tomam partido nas eleições para delegado e subdelegado de turma, as turmas de percurso curricular alternativo. Está resolvido!

Tswivari (in Aragem)

Ainda podia ser um lapso, uma distracção, mas não é, não. Lê-se no Despacho (no próprio Diário da República) e outra vez no anexo (regulamento) ao mesmo.
IC, comentário a esta entrada no Aragem

Quem precisa meeeeeesmo de fazer prova de Língua Portuguesa para aceder a uma certa carreira? Quem é? (Pergunto eu.)

terça-feira, fevereiro 05, 2008

GOM Player: Multi CODEC Video Player (Freeware)

Gom Player

Finalmente resolvi (por acaso) os problemas com os vídeos mpg2 da câmara digital Sony e não tenho de os ver apenas no motion picture player, ou passá-los para AVI, se os quero ver com outros tipos de software como o WMF! Há horas de sorte. Claro que continuo a tratá-los para depois os poder usar, mas era frustante tê-los nas pastas e não conseguir vê-los (com certo software tenho som e não tenho imagens, com outro é ao contrário).



A dica veio daqui (embora na divulgação o link para o Gom dê erro e eu tenha tido que procurar the Google way):

OgasaWalrus.com
Freeware and Free & Open Source Software for Proprietary OSes

GOM Player: Multi CODEC Video Player

GOM Player

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Obrigatório ler

O Carnaval e a noiva de Arlequim

Não percam este texto de Idalina Jorge, publicado nas Cartas ao Director do Público de hoje (p. 38), sobre o Conselho Científico para a Avaliação de Professores, que é, por Despacho, provisoriamente constituído por uma única pessoa: a presidente (de quê?).

TIC, Scratch, blogues, "e-mail", aulas...

Ontem a caixa de correio da turma e a minha cheias de novidades...
Um quarto dos alunos do quinto ano entusiasmou-se e vai de fazer blogues individuais (Ui! Eu este ano não dou conta do recado... :). Uns ainda vazios, outros a começar. Ler textos, apontar erros, aproveitar o entusiasmo para trabalhar as questões da escrita a desenvolver depois com a professora de Língua Portuguesa em Estudo Acompanhado. Ao mesmo tempo, vai de programar com o scratch até mais não poder e escrever-me cartinhas a avisar da existência de novos projectos...

Depois o sexto ano: um talento que tardiamente despontou, mas vai a uma velocidade estonteante - o meu superjonnyb! Está ali algo a nascer...
E não acaba... há uns alunos que se descolaram do pelotão e lá andam a programar jogos sofisticados à minha frente (os meus dois Kikos)... para eu ficar bem esclarecida sobre as suas capacidades de programadores... Um desses momentos ficou registado em vídeo.
E o entusiasmo com a potencialidade de gravação de voz directa de forma simples dando origem a um renovado interesse pela leitura, pela dramatização, transformadas depois em animações no scratch programadas a contento...
(Há mais vídeos do género em http://3za.imeem.com/ ... demoram algum tempo a carregar até estarem disponíveis para visualização... quem estiver mesmo interessado tem de ser paciente. Este é apenas um exemplo).



E eu... a tratar vídeo, a comentar, a mimar, a responder às mensagens, a divulgar projectos... gastando bastante tempo em casa nessa tarefa tão importante para os manter motivados, acesos, sentindo que o seu trabalho e empenho são apreciados.
Acabei agora de fazer a divulgação de alguns dos projectos mais interessantes nos blogues TurBêturma e GTscratch ( aqui e aqui - conteúdos ainda não abordados, pedi apenas que fossem lendo... e começaram a aparecer projectos sobre o tema das plantas...). Entre ontem e hoje já gastei várias horas em trabalho para as turmas em projectos com as TIC... E ainda tenho os testes para ver, claro.

É a fácil vida de professor. Fácil nunca foi. Agora está apenas a ficar impossível por não se ter em conta o que realmente são as suas actividades na componente não lectiva, caso se deseje fazer um trabalho aprofundado com as tecnologias.

Enfim...

Já não dos alunos, mas sim de "gente crescida" mais experiente), deixo dois projectos bem interessantes (exemplo do que é possível com esta ferramenta). O primeiro é do ffred (o nosso programador português, que chegou até nós via comentários no scratch e que descobrimos depois ser o pai de uma colega minha e avô de uma aluna da escola... coincidências!), o outro projecto (informação e jogo) é de um programador da Hungria - bmarcell.
É só seguir os fiozinhos...

Bandeira (uma lição sobre a origem dos símbolos da bandeira de Portugal, com o Hino em fundo)

Do you know Europe?

(Qual tem sido o meu disfarce de Carnaval? Não adivinham?.........)
.

domingo, fevereiro 03, 2008

Domingo: "é isso aí..."


O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...
Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...

O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu não tenho filosofia; tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar...

Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...

(FP) Alberto Caeiro


sábado, fevereiro 02, 2008

Vozes do alfabeto...

... de João Pedro Mésseder e João Maio Pinto

vozesdoalfabeto2.jpg

(furtei as imagens ao próprio João Maio Pinto, AQUI)

O Público disse:


vozesdoalfabeto.jpg

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Vou deixar a rua me levar...

Pausa. De olhos fechados. Para respirar.
Beber um chá. English breakfast tea. O melhor.
(Embora o English afternoon, com uns apontamentos de bergamota, também seja excelente...)


Agora a música certa...