sábado, maio 24, 2014

Sabor de palavra...

... gosto de ilustrar com palavras a arte de quem me inspira.

E são tantos!

O Sabor de palavra continua vivo, agora alimentado por mais artistas.


Evelina Oliveira é uma delas e... quem sabe o que o futuro nos reserva?

(2013/2014: anos férteis em projetos, parcerias, ideias e conquistas literárias...)


Scientists Claim Quantum Theory Proves Consciousness Moves to Another Universe at Death

Admirável mundo novo...
(para ler de mente aberta)

AQUI

A book titled “Biocentrism: How Life and Consciousness Are the Keys to Understanding the Nature of the Universe“ has stirred up the Internet because it contained a notion that life does not end when the body dies...[A]uthor...Dr. Robert Lanza, who was voted the 3rd most important scientist alive by the NY Times, has no doubts that this is possible.


quinta-feira, maio 22, 2014

Edutopia: Six Tips for Brain-Based Learning

Já a pensar no ano que vem, porque a escola anda a treinar as crianças e jovens (encavalitados em salas de aula demasiado cheias e ao cuidado de professores com demasiados alunos) para provas, mas não está a fazer o seu papel para as desenvolver social, artística e cognitivamente. E isto já não é uma mera hipótese, está cada vez mais parecido com um "facto".


In this free classroom resource guide, you’ll get practical tips across the K-12 spectrum, as well as a reading list and a variety of resources to help you learn more about this fascinating field. To help your students explore their own brain power, we’ve also included a bonus project that will get students thinking critically about how they learn.  AQUI 


  1. Create a Safe Climate for Learning
  2. Encourage a Growth Mind-set
  3. Emphasize Feedback
  4. Get Bodies and Brains in Gear
  5. Start Early
  6. Embrace the Power of Novelty
  7. Bonus Project: Build a Brain Owner’s Manual
  8. Recommended Reading

http://www.edutopia.org/brain-based-learning-strategies-resource-guide?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_content=guide&utm_campaign=brain-based-learning-guide-update-repost

Basta registarem-se para acederem gratuitamente a todos os recursos.


quarta-feira, maio 21, 2014

A editora Kalandraka vai publicar o nosso livro...

Lembram-se?

 A Fátima Afonso e eu fomos finalistas (2.º lugar) no VII PRÉMIO INTERNACIONAL COMPOSTELA PARA ÁLBUNS ILUSTRADOS - KALANDRAKA

Soubemos ontem que o nosso livrinho vai ser editado pela Kalandraka
Nascerá com as flores lá para a primavera de 2015... Alegria imensa!
Vai ser um objeto precioso que precisará de tempo para preparar, amadurecer e fazer acontecer.





 

 




terça-feira, maio 20, 2014

Das borboletas na barriga (eu sou confiante...)


Duas turmas estão já por sua conta. A terceira ainda terá uma aula hoje antes das provas finais de amanhã e farei mais uma sessão do nosso espacinho de apoio facultativo onde todos poderão visitar-me para alguma dúvida de última hora. Neste terceiro período (demasiado) curto foi preciso, apesar de tudo, treinar algumas destrezas mas, sobretudo, atitudes e confiança na nossa inteligência. Se não tens cão, caça com gato, foi a frase que mais repeti enquanto os alunos partilhavam muitas formas de resolver certos problemas, sempre com a chamada de atenção para a eficácia e elegância da matemática (meta última), em que os procedimentos mais elaborados e sustentados num conhecimento sólido são os mais desejáveis e seguros.
O problema não é tanto esta escola centrada em processos de avaliação examinadora (algo que não me agrada), é mais a falta de sensibilidade de quem tutela e resolve montar o circo antes das aulas acabarem não permitindo, especialmente nesta disciplina, a necessária calma e tempo para trabalhar os conteúdos previstos para um ano completo e gerando confusão desnecessária no final de um ano letivo já de si confuso.Adiante... já todos percebemos que não é possível explicar a certas pessoas o que é a Escola nem como funciona/deve funcionar. Resta-nos a esperança de melhores dias pela nossa mão.

Na turma que, penso, terá menos dificuldades em enfrentar as provas (nas outras duas, especialmente numa delas, a coisa pode complicar-se muito), precisei de trabalhar o oposto: moderar o excesso de confiança que, aliado a desconcentrações súbitas, faz alguns alunos com desempenho excecional cairem em ratoeiras simples por falta de leitura cuidada do enunciado e de não avaliação da razoabilidade dos resultados. Numa das últimas aulas nessa turma, ao falarmos sobre o tema, uma aluna põe o dedo no ar e diz: oh professora, fez-me lembrar a história daquela menina que dizia à professora "eu sou confiante!!! ??? ... não sou...?".
Rimos todos, descomprimimos e mais uma aula (sempre viva com eles) acabou com sorrisos.

Não sei quem tem mais borboletas no estômago (nervoso miudinho?)... se eles, se eu.

Diabo... é como se tivesse quase 100 filhos a fazer exame! Há coisas que nunca mudam.

Vá lá, Maria Teresa, estás confiante!!... não estás...??

...............................................
ilustração encontrada AQUI

segunda-feira, maio 19, 2014

A força de um abraço...

Sábado que passou celebrou-se mais um Scratch Day... e este foi particularmente especial para mim.


As razões são simples:

- Foi o primeiro que não ajudei a organizar de forma direta e ativa, colaborando apenas modestamente na sombra, devido aos muitos afazeres na escola e às excessivas missões de natureza mais burocrática. A organização ficou este ano a cargo do CCTIC da ESE/IPS e da ANPRI, pela mão de Amig@s muito especiais que, mais uma vez, colocaram de pé um evento para cerca de 100 pessoas. Pequeninos, jovens, pais, mães, professores juntaram-se para celebrar o aniversário do Scratch MIT, o SAPO Scratch e o EduScratch, num evento onde se partilharam boas práticas e, sobretudo, se aprendeu, se experimentou e se praticou muito. (Vejam AQUI como um dos participantes viveu e respirou o dia).

- Foi o primeiro em que finalmente senti que a missão estava cumprida. Tal como disse na minha muito simples comunicação/apresentação, se eu desaparecesse... o Scratch continuaria para sempre (agora até no currículo da disciplina de TIC de 7.º e 8.º anos) pela mãos dos muitos Amig@s que o CCTIC tocou ao longo dos últimos anos.

 

 

Mas, não foi tudo. Quando acabei de fazer a minha comunicação, não me deixaram sair do palco e ofereceram-me uma surpresa que me deixou sem palavras e muito comovida. Um vídeo, um caderno com dedicatórias, uma camisola "Scratch" e um ramo de flores. Não... na verdade não foi nada disto que me deram. O que aconteceu naquele instante mágico foi um abraço do tamanho do mundo, feito dos mil braços de gente muito especial (grandes e pequenos), com quem me fui cruzando país fora nas missões de partilha e disseminação de sementes. Indescritíveis aqueles cerca de dez minutos em que também acabei realmente abraçada pelos amigos presentes (em nome dos ausentes) e pelas crianças do primeiro ciclo com quem convivi nos meus tempos de missão no CCTIC.






 

 



 Talvez eles não soubessem (nem eu sabia), mas estava realmente precisada daquele abraço para acordar de um certo estar meio acinzentado e triste em que me deixei colocar, desapontada com os caminhos da educação neste país. O que eles me disseram, com este abraço enorme, é que simplesmente podemos fazer a diferença, mesmo se pouca, no combate a todos os retrocessos, e que não posso perder o meu sorriso, nem a crença de que vale a pena cada sementinha partilhada.



Um obrigada imenso! ... Sem vocês, a vossa dedicação, o vosso carinho, o vosso interesse e empenho nada teria acontecido e vocês sabem bem. Uma andorinha não faz a primavera...

Mais fotos do evento AQUI no facebook EduScratch.

(As fotos nesta entrada são de amigos vários...)

domingo, maio 18, 2014

a precisar...

uma escada
muito céu

e sonhos
e asas
e ar
(a precisar...)


A caminho...

um segredo a caminho. prosa. história.
uma ilustradora linda lá para os lados de Itália que já viveu em Portugal.
uma editora nova que quer fazer a diferença.
gente que ainda arrisca sonhar nestes tempos.
e para sonhar... cá estou eu!
vamos a isso!


................................................................
e, enquanto as outras coisas se preparam, deixar-me inspirar pelas imagens muito belas da Simona Traina...


saber escutar
borboletas a voar
e outros silêncios
a saudade
saber ler na lua estrelas
à noite a luz do sol
melodia
melro rouxinol cotovia
saber de cor sem certeza
o quase invisível amor
de sal de espuma de mar
e quando não for possível saber
simplesmente
perguntar?


Eles não sabem que... ?

Eles acham que deve ser assim.
(Veremos...)

http://www.jagostinho.com.br/wp-content/uploads/2009/07/MORDA%C3%87A2.png

Da Abolição Da Liberdade