Ler AQUI
... Seja qual for a função e o valor real, objetivo e rigoroso dos rankings (aspetos discutidos a várias vozes no Público de hoje) somos obrigados a refletir.
Penso que o panorama vai piorar... infelizmente (para as escolas públicas e pelas razões sobejamente conhecidas, a maioria delas referida sumariamente no texto). Para citar apenas uma: se mais não fosse... com turmas de 30 (e atitudes e comportamentos a degradarem-se de ano para ano), não consigo competir com turmas de 16 ou mesmo 20 no privado (que aparentemente pago do meu bolso).
Mas, na verdade, será que isso interessa a quem tutela a educação? Olhando para o que tem sido feito, fica-se com a estranha impressão de que o objetivo de todas as medidas tomadas é a destruição da escola pública, da sua qualidade e da sua imagem.
Resta acreditar que melhores tempos virão... um dia, se fizermos por isso (pais, todos os cidadãos incluídos).
Ou não (se se continuar a aceitar passivamente e com indiferença receosa e queixosa - voz baixa - a inevitabilidade do absurdo que nos está a ser imposto).
Aí, todos nós (pais e cidadãos incluídos, país inteiro), vamos ter exatamente o que merecemos.
E quem conseguir fazer ouvir a sua voz e fizer diferente dentro da sua escola, adaptando-se aos contextos e motivando a sua comunidade, sairá ganhador e destacar-se-á da massa cinzenta de quem não se atreve a pensar fora da "box".
Não é para isso que deve servir a autonomia e os seus contratos?
.............................
"O
jogo é tanto assim que há alunos, os que costumam tirar notas menos
boas, que são empurrados para a 2.ª fase, (...), desse modo não
prejudicam o score global da própria escola."
...............................
http://www.publico.pt/ranking-das-escolas
- Ranking do 4.º ano
- Ranking do 6.º ano
- Ranking do 9.º ano
- Ranking do secundário
.............................
Pode pesquisar uma escola diretamente pelo nome ou fazer diferentes ordenações. Para isso, basta selecionar os filtros ou carregar no título de cada coluna.
Sem comentários:
Enviar um comentário