Acabei de "postar" no blogue da turma (
6ºD em acção) a entrada que reproduzo abaixo.
Retomando as preocupações de ontem, tive uma conversa muito séria com os alunos. A ideia é conseguir que todos venham a produzir, com mais ou menos ajuda, um relato correcto e relevante que integre tudo o que foi pedido (alguns trabalhos apresentados não respeitam esses critérios e nem podem sequer ser considerados como o trabalho sugerido). Todos serão capazes... se o desejarem. Foi esta a mensagem.
Demore o tempo que demorar, uns estimularão outros (a entrada de hoje com o trabalho da Marisa - vimos o vídeo 1 na aula - já começou a produzir efeitos benéficos em alguns alunos). Ajudarei/emos quem mais precisar e todos os trabalhos produzidos serão divulgados... mas apenas quando reunirem as condições de qualidade para tal. Quando conseguirem contar esta história, é porque compreenderam realmente o que andámos a fazer...
O pontapé de saída é delicioso. Acho que concordarão comigo depois de escutar.... :)
E sim... relatórios brilhantes e cheios de erros ortográficos. Vamos aos poucos. Conversámos mais uma vez sobre o problema. Tento que entendam as minhas razões e a importância de mudarem. É uma luta de que não abdicarei.
--------------------------------------------
Foi pedido aos alunos que produzissem um pequeno relatório (mais relato, que relatório formal) sobre o trabalho que estamos a desenvolver nas aulas de Matemática. Todos os formatos são permitidos (mesmo papel e caneta, com colagens). Tem de existir um documento escrito que pode ser ou não completado com outros trabalhos multimédia.
Aos poucos iremos publicando todos os trabalhos produzidos.
A Marisa relatou a sua investigação e conclusões recorrendo ao vídeo e produziu um diaporama em powerpoint (trabalho feito em casa, simples mas correcto).
E foi mais longe! Como na aula ainda não havíamos chegado à conclusão final, mas a curiosidade já era muita (nada como abrir o apetite sem dizer tudo), alguns alunos (como ela mostra no segundo vídeo) acabaram por descobrir (internet, livros, manual, pais...) que andávamos em busca de um número especial: o pi!
E aqui fica a apresentação em powerpoint depois de corrigida.
Parabéns, Marisa!
(E um obrigada especial aos Pais, cúmplices amigos que ajudaram a Marisa a realizar o desejo de se explicar em vídeo... :)
A prof. 3za
(Matemática)