Retomando as preocupações de ontem, tive uma conversa muito séria com os alunos. A ideia é conseguir que todos venham a produzir, com mais ou menos ajuda, um relato correcto e relevante que integre tudo o que foi pedido (alguns trabalhos apresentados não respeitam esses critérios e nem podem sequer ser considerados como o trabalho sugerido). Todos serão capazes... se o desejarem. Foi esta a mensagem.
Demore o tempo que demorar, uns estimularão outros (a entrada de hoje com o trabalho da Marisa - vimos o vídeo 1 na aula - já começou a produzir efeitos benéficos em alguns alunos). Ajudarei/emos quem mais precisar e todos os trabalhos produzidos serão divulgados... mas apenas quando reunirem as condições de qualidade para tal. Quando conseguirem contar esta história, é porque compreenderam realmente o que andámos a fazer...
O pontapé de saída é delicioso. Acho que concordarão comigo depois de escutar.... :)
E sim... relatórios brilhantes e cheios de erros ortográficos. Vamos aos poucos. Conversámos mais uma vez sobre o problema. Tento que entendam as minhas razões e a importância de mudarem. É uma luta de que não abdicarei.
--------------------------------------------
Foi pedido aos alunos que produzissem um pequeno relatório (mais relato, que relatório formal) sobre o trabalho que estamos a desenvolver nas aulas de Matemática. Todos os formatos são permitidos (mesmo papel e caneta, com colagens). Tem de existir um documento escrito que pode ser ou não completado com outros trabalhos multimédia.
Aos poucos iremos publicando todos os trabalhos produzidos.
A Marisa relatou a sua investigação e conclusões recorrendo ao vídeo e produziu um diaporama em powerpoint (trabalho feito em casa, simples mas correcto).
E foi mais longe! Como na aula ainda não havíamos chegado à conclusão final, mas a curiosidade já era muita (nada como abrir o apetite sem dizer tudo), alguns alunos (como ela mostra no segundo vídeo) acabaram por descobrir (internet, livros, manual, pais...) que andávamos em busca de um número especial: o pi!
E aqui fica a apresentação em powerpoint depois de corrigida.
Parabéns, Marisa!
(E um obrigada especial aos Pais, cúmplices amigos que ajudaram a Marisa a realizar o desejo de se explicar em vídeo... :)
A prof. 3za
(Matemática)
10 comentários:
Adorei ver os vídeos. Parabéns, Marisa, pela investigação e pela clareza da explicação. E, naturalmente, parabéns tb a ti, 3zaMar, por conseguires que os “teus miúdos” enveredem por estes caminhos.
Bjs
AninhaR
Obrigada... :)
Beijinhos
É bom ver a magia que pões no que vais tocando... E como as tecnologias são aproveitadas para os fazer chegar mais longe e melhor!
Muitos parabéns à Marisa pelo excelente trabalho e à 3zaMar por tornar possível este e os que virão depois, acreditando sempre e fazendo-os acreditar em tudo o que conseguem fazer!
Um bom fim-de-semana
João
Ohhh Obrigada, João! :) :)
Olá Marisa
Só te digo uma coisa: quando eu for pequeno, quero ser como tu!
Um beijinho,
EdMartinho
:) :) Depois informo a Marisa... :)
Eu também me lembro de andar a medir perímetros de latas de ervilhas para depois levar uma tabela à Prof.3za que depois fazia magia com os dados que lhe levávamos. No fim descobrimos que não era magia, era o pi.
Parabéns pela tua investigação Marisa! (:
E um beijinho à professora. ahah
x
Olá linda!!!
Bom ter aqui uma ex-aluna... :) :)
(Adorei o teu blog!)
Obrigada pela visita!
Montes de beijinhos
Suspeito que sei quem és................. ;)
Ai, isto com os usarnames depois é complicado. É a Mónica pois claro :P ainda vou fazendo umas visitas quando posso e me lembro ahah
Beijinhooo
Enviar um comentário