Bem cedinho redigir a notícia de ontem para a ERTE/ PTE... podem ler AQUI
A versão Scratch 1.4 já está disponível!
Manhã aulas, parte da tarde no dentista, entrada do clube para concluir (com vídeo no youtube) e dois projectos publicados...
Acelerando (e com o Avô Fred presente) - Sessão 2
Testes para corrigir...
... até o sono chegar!
Momento mais belo do dia: pela grade da escola o T., que jogava à bola, diz-me olá e vem depressa contar as novidades. Professora já instalei o Scratch 1.4 e comecei a fazer um projecto sozinho! (O T está a repetir o 6º ano e é novo na turma e no Clube Scratch time... apenas duas sessões de 1.30 minutos de aprendizagem com um colega.)
Por que razão é isto importante?
Porque no ano que passou... as aulas custavam mais a passar e a brincadeira teve consequências. Comecei o ano com uma conversa especial... Que por certo me iria ajudar, porque já havia passado por aquilo uma vez e era um pouco mais crescido, que de certeza estava um bocadinho arrependido do que tinha acontecido no ano anterior e tudo faria para que não voltasse a acontecer. Depois, nas aulas, alguma atenção especial para evitar desconcentraçaõ e colocá-lo cada vez mais no caminho da escuta e participação activas. Setembro passou... e em Outubro o T. está sempre de dedo no ar, confirmando se percebeu o que foi trabalhado, pedindo esclarecimentos, dando respostas, propondo caminhos. E parece feliz. Nem sempre é tão rápido. Mas às vezes pode ser. De um ano para o outro crescemos... e aprendemos outras coisas que nos ajudam a mudar. Feliz por ele. :)
Mais histórias?
Há... pois há... E tempo para as contar?
(Há-de regressar... :)
Fica um dos trabalhos publicados e um vídeo. O Tiago está já, num projecto Scratch, a colocar em prática (com o Renato) as aprendizagens de Matemática. A ambos pertence a segunda metade do vídeo.
Votos de Boas Festas
Há 6 anos
4 comentários:
Já lá fui comentar a "Circunferência"
E finalmente a versão 1.4 :))
Abraço aos dois - a ti e ao Fred.
:) :)
Beijinhos
Não estou a perceber nada na versão 1.4 do Sapo. Abri nela o meu último projecto do MIT e tranferi com nome em português, mas não apareceu no Sapo e é dito: "O seu projecto está agora publicado no MIT Edu"!!. Claro que no MIT nada apareceu de novo, e no Sapo... nada! Ora era assim que eu fazia com o 1.3., mas este projecto não tinha funcionado no Sapo porque, penso eu, usara o L-System. Ora, eu continuarei a fazer os projectos no Scratch do MIT, já não vai dar para depois pôr no Sapo? Que confusão!
Ai Zabelinha! Não sei que te diga... Como eu não uso o MIT... pergunta ao Fred... ele testou tudo e continua a usar as duas plataformas... Deve ser capaz de responder... Não consigo perceber exactamente o que se passa. Beijinhos!
Enviar um comentário