Quase a começar o encontro no MIT...
Este ano não pude estar presente fisicamente (com muita pena)... mas estou a preparar com os organizadores a participação numa das sessões (via skipe - videoconferência) onde falarei da minha experiência. O painel é muito dedicado ao tema da construção prévia, por especialistas/educadores, de projectos/jogos/actividades para os alunos usarem e aprenderem conteúdos, mas eu defendo sobretudo que sejam os alunos a programar os seus próprios conteúdos, desenvovendo competências importantes de todos os tipos - específicas e transversias - durante esse processo. Claro que os alunos usam outros projectos para jogar, para recolher inspiração, mas não gasto o pouco tempo útil que tenho com eles nessa tarefa... Tão pouco a programo deliberadamente. Consumidores já eles são... o desafio é torná-los construtores/produtores! Penso que o debate será interessante... As pespectivas de abordagem não são necessariamente opostas, antes se cpmpletam (embora, para mim, seja de longe muito mais importante colocar a ferramenta nas mãos dos alunos de forma aserem eles a construir os seus próprios projectos...)
Temos estado todos em contacto ensaiando e testando a comunicação (quarta será o último teste, a prtir do MIT) e alinhavando a forma de participação de cada um.
244 Scratch in Math and Science Classrooms
Behrouz Aghevli, Karen Randall, Nevit Dilmen, Nikos Dapontes
Classroom-ready Scratch projects are a great tool for enhancing math and science learning in school. The activities, games, and demonstrations that are developed by educators for this purpose are an excellent starting point for students to explore concepts on their own and extend them. There are several educators and groups that have created galleries with many such projects. However, the use of these galleries and projects in classrooms is very limited. In this panel discussion, we will identify and examine ways to help improve and promote the development and use of classroom-ready projects and galleries for math and science. We will share the experience of our informal international Super School group as a starting point. We will also examine the state of math and science galleries and projects and their usage.
(excerto do programa da conferência
http://web.media.mit.edu/~kbrennan/conference/final/Scratch@MIT_FINAL.pdf)
Na organização do tempo, vai caber ainda esta questão (How do you use Scratch in math and science classes?) para os participantes... e é aí que se abre a porta para reflectir sobre outro tipo de utilizações e partilha, entre todos, das formas como o Sratch é usado nas aulas em diferentes locais do mundo.
Férias? Foi você que disse... Férias??
Não se preocupem... faz parte............
Recordação
Há 5 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário