... deixou de ser gratuito e exigem a selecção de um plano de pagamentos.
Spam a mais...
Cortei o mal pela raiz.
Já transferi para aqui (coluna do lado direito) a box com recursos e deixo aqui também alguns dos recursos que lá se encontravam...
Lista de ligações recuperada da rede Ning:
Recursos - Geral
Programa de Matemática do Ensino Básico
Programa de Formação Contínua na DGIDC
PFCM 1.º ciclo
PCFM 2.º Ciclo
A Experiência Matemática no Ensino Básico
Análise de dados
Programa de Formação Contínua em Matemática na ESE Lisboa
Materiais - ESE Lisboa
Programa de Formação Contínua em Matemática na ESE-IP Porto
PFCM - Viajar na Matemática (ESE-IP Porto)
Programa de Formação Contínua em Matemática na ESE Leiria
Programa de Formação Contínua em Matemática na ESE ViseuMateriais - ESE Viseu
OUTROS:
SCRATCH - "Ambiente de programação visual e toolkit, para os alunos construírem jogos, histórias animadas sobre qualquer tema,arte interactiva, e comunicar na Internet." NPMEB. No processo de construção dos projectos trabalham-se conceitos e competências matemáticas de forma intencional ou não.
Exemplo de alguns trabalhos relacionados com Matemática AQUI
Existem mais no portal português...
Mais Recursos...
DGIDCPercursos temáticos de aprendizagem
Possíveis percursos que apoiam os professores no desenvolvimento do Novo Programa de Matemática.
Tópicos matemáticos a leccionar aos alunos
Enquanto o NPMEB não abranger todos os anos de escolaridade, é necessário incluir tópicos matemáticos a leccionar aos alunos que, no âmbito do Programa actualmente em vigor, não foram leccionados em anos anteriores, como se prevê no Novo Programa.Previsão dos blocos a leccionar em cada um dos tópicos
5.º ano de escolaridade
7.º ano de escolaridade
Brochuras
Álgebra no Ensino Básico
Brochura de apoio ao professor para o Ensino BásicoMATERIAIS DE APOIO
Números Racionais Não Negativos
Materiais de apoio ao professor com tarefas para o 2.º ciclo – 5.º ano
Sequências e Funções
Materiais de apoio ao professor com tarefas para o 3.º ciclo – 7.º ano
Triângulos e Quadriláteros
Materiais de apoio ao professor com tarefas para o 3.º ciclo – 7.º anoNúmeros e operações
Sentido do número e organização de dados – texto de apoio a educadores de infância
Brochura sobre o desenvolvimento do sentido do número, para o pré-escolar e 1.º ciclo.Textos sobre o desenvolvimento do sentido do número
O sentido do número no currículo de Matemática
Texto de Joana Brocardo e Lurdes Serrazina retirado de: Brocardo, J., Serrazina, L. & Rocha, I. (Orgs.) (2008). O sentido do número – reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. 3-28). Lisboa: Escolar Editora.Geometria
Geometria – texto de apoio a educadores de infância
Brochura sobre aspectos relativos à geometria e à medida, para o pré-escolar e 1.º ciclo.Organização e tratamento de dados
Análise de dados – textos de apoio para professores dos 1.º e 2.º ciclos
Brochura sobre organização, análise e tratamento de dados, para os 1.º e 2.º ciclos.
Sentido do número e organização de dados – texto de apoio a educadores de infância
rochura sobre orgaização e tratamento de dados, para o pré-escolar e 1.º ciclo.
Capacidades transversais
A Experiência Matemática no Ensino Básico
Brochura sobre as capacidades transversais: resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática.
Recordação
Há 5 anos
5 comentários:
Pois... o Interactic 2.0 teve o mesmo problema, mas o João Paulo (se não estou a fazer confusão com o nome) conseguiu não desistir - a solução encontrada é que não sei qual foi. Eu acabei por não dar colaboração nenhuma no ForMat, em boa parte porque me sinto desactualizada.
Mas os participantes virão aqui procurar materiais, pois avisaste todos por mail. Não fiques triste. A formação há-de continuar, pena é que dependa dos "carolas". O ME mete-se em muita coisa que não devia, em vez de se preocupar competentemente com a formação dos professores :(
Apesar de o meu blogue ser muito pouco lido, gostava de retomar questões do ensino-aprendizgem em Setembro. Suspeito que estas são as mesmas de há muito e que não são as TIC que lhes valem...
Beijinhos.
Eu desisti mais facilmente porque não sei ainda o que será a minha vida para o ano... e invento coisas a mais que depois não posso acompanhar devidamente...
Portanto era a solução mais lógica. Sim... era bom retomares questões de fundo no teu canto... e vamos divulgando e espalhando as sementes......
Beijinhos
Uma noticia muito gira que li no Jornal,
Noticia Publico: Portugueses escolhidos para final de concurso cientifico
O projecto do Alentejo é muito giro
Luis
Já se sabe que estas coisas custam dinheiro; mas na contabilidade dos bens que têm sido fornecidos, pelos utilizadores e pela NING tenho a certeza de que esta não fica credora. Talvez não tenha sabido rentabilizar tudo quanto recebeu ou esteja apenas a olhar para a obtenção de maior lucro. Em qualquer caso, atitudes como esta tua de retirar os materiais, podem vir a dar-lhes a dimensão correcta dos ganhos e perdas que a sua decisão pode trazer-lhes. (ffred)
Pois...
Realmente eu pago algumas coisas... mas sei as regras desde o início... Não gosto nada que as mudem a meio... e me deixem montar acasa para depois me tirarem o tapete debaixo dos pés. :)
Enviar um comentário