Dia passado em volta da preparação das sessões de formação de professores na próxima semana... procurando forma de ligar este trabalho e estes conteúdos à utilização do Scratch...
Com a ajuda do ffred, que me queimou etapas explicando como mudar o centro de rotação dos objectos escolhidos como motivos simples, fiz pequenas experiências com o Scratch...
Acrescento também um filmezinho em torno da construção de rosáceas, mostrando (no Scratch) como mudar o centro de rotação e variar ângulos (e número de repetições para que o produto seja equivalente a 360º). Fica a sugestão... que pode gerar investigações interessantes associadas à prática contextualizada de várias operações e estabelecimento de relações entre elas.
Assim haja computadores nas escolas (estou muito desapontada com o panorama das escolas de primeiro ciclo de Setúbal - e são sete - por onde tenho passado este ano... Qualquer tipo de trabalho deste tipo está inviabilizado à partida. Não há internet sem fios, não há computadores, Magalhães vi uns quatro numa turma de 3º ano. Nada mais... (Não sei bem o que isto quer dizer... mas entristece-me o pouco que se caminhou por estas bandas no seguimento da promessa de equipar melhor as escolas do ponto de vista tecnológico...)
Vejam o vídeo directamente no Youtube e com écran cheio...
Sem comentários:
Enviar um comentário