sábado, abril 24, 2010

Antes de ontem: aula de Matemática e clube Scratch time...

Sessão 22 relatada aqui

Destaques:

O projecto da Madalena (Expressões...). Vale a pena ver...
As expressões numéricas foram criadas por ela - papel e lápis - especificamente para terem o resultado coincidente com o número de lados do polígono sobre o qual estão escritas. Tudo ideia sua. Foi um projecto complexo e que levou tempo a concluir. Maravilhoso vê-los persistir... vê-los crescer a aprender o valor do tempo investido.

Scratch Project

A Débora foi a responsável pela reportagem fotográfica do dia (pediu para ser ela a ficar com a máquina... e eu aceitei). Temos repórter! Nada escapa e agora até a professora aparece nas fotos!


O Bruno e o Benny gastam o primeiro tempo em actividades de Matemática (apoio/recuperação) de depois lá mergulham no Scratch com gosto e vontade... Cada coisa no seu tempo! Hoje estiveram às voltas com um desafio especial que se impuseram, solicitando a minha ajuda: como desenhar curvas de forma controlada para fazer um coração sem usar apenas o comando deslizar de coordenada em coordenada? É que o dia da Mãe aproxima-se... e querem dedicar-lhe um cartão.







Na aula de Matemática às voltas com os volumes... sugestões para projectos... e já um a caminho.
Fiz, na aula, uma pergunta que nos levou a uma reflexão que estava mesmo mesmo a precisar de ser feita...

Um litro equivale a um metro cúbico, a um decímetro cúbico, ou a um centímetro cúbico?

Ganhou o metro cúbico... com a maioria das respostas... e algumas poucas... centímetro cúbico.

E agora digam-me lá... que "tamanho" terá (façam com as mãos) um centímetro cúbico?
A R., com as mãos... então assim um quadradinho com 1 cm de lado e depois com 1 cm.... Quem havia respondido centímetros cúbicos começou de repente a visualizar o erro e arrepiou caminho dizendo: não pode ser... é muito pequenino... não cabe lá dentro um litro. Afinal é mesmo um metro cúbico!!!

Sim?
Então... digam-me lá que "tamanho" tem um metro cúbico?

As cabeças a mil... a imaginar um metro...
Ohhhhhh! Fica enorme!Tinha de ser um metro, por um metro, por um metro...

Fingi que tinha um pacote de um metro cúbico de leite às costas... e andei curvada pela sala (esta mania do teatro) perguntando: Acham que são estas as dimensões dos pacotes de um litro de leite que trazem para casa? Nem daria para o colocar às costas!!!

Riram.
A imagem, espero, ficou nas suas cabeças. Mas testarei daqui a pouco tempo a compreensão desta relação entre unidades de medida de volume/capacidade....
Unânimes afrmaram que seria o dm cúbico...
Esse é que tem o tamanho que faz sentido...

Verificaram com uma régua... e perceberam que não dá jeito usar pacotes em forma de cubo, pelo que se opta por um outro tipo de forma paralelepipédica com dimensões mais adequadas (design e arrumação), mas com a mesma capacidade.

Aos poucos vai...

E, como as semanas têm sido loucas e uma espécie de constipação andava a rondar há já mais de uma semana... com uns paliativos para disfarçar...ontem o final da semana de correria completou o ciclo: hoje de castigo em casa e com antibiótico.

Prometo portar-me bem...
(agora)

2 comentários:

IC disse...

Vi o projecto da Madalena, está óptimo!
E o "nosso" incansável Fred... :)
Mas vim dizer-te que não estranhes que ande bastante arredada das visitas aos blogues dos amigos. É falta de disponibilidade devido ao estado de saúde da minha mãe (96 anos). Embora tenha arranjado assistências de confiança em casa dela, inclusive para durante a noite, há tempos que não cobri para ficarem para mim. Era extraordinariamente autónoma para a idade, mas perdeu as forças nas pernas e a maior e constante preocupação minha é por teimar por vezes em tentar deslocar-se sem chamar, pois uma queda é o maior perigo.
Muitos beijinhos.

Teresa Martinho Marques disse...

Pois...
Agora precisas de tempo... e deves usá-lo todo.
Que tudo corra bem.
Muitos beijinhos