sexta-feira, outubro 03, 2014

... das desconfianças (e do amor à arte)

Ontem...

Eu: agora que já sabem fazer a decomposição de um número em fatores primos e compreenderam do que se trata, é altura de vos ensinar um truque engraçado que facilita o trabalho.
G: se calhar não é engraçado e nem facilita...
Eu: tens de confiar em mim... se eu digo que é engraçado e facilita é porque é verdade!
A: Oh G... se a professora diz, tens de acreditar!
G: Mas às vezes os adultos e os professores dizem-nos estas coisas para nos enganar e convencer...
Eu: ... pois... provavelmente tens razão. Então fazemos assim, eu mostro como se faz e depois decidem se é engraçado e se facilita...
..................................................................................................................
* Chegaram à conclusão que era engraçado e que facilitava...
** Ficaram no final da aula em conversa amena de intervalo a dizer que estavam a gostar de matemática.
*** A matemática, digo, podem ser asas na nossa cabeça se conseguirmos vencer o medo.


 ilustração de Evangelina Prieto

Sem comentários: